NEM TE CONTO

Entrevistado que aparece em vídeo com William Waack se pronuncia

Jornal da Globo será apresentado por Renata Lo Prete, substituta "oficial" de Waack no programa

foto autor

Redação iBahia

09/11/2017 às 9:54 • Atualizada em 31/08/2022 às 20:58 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
O polêmico afastamento do jornalista Willian Waack da bancada do Jornal da Globo na quarta-feira (8) tem gerado uma série de discussões. Em vídeo divulgado na noite de quarta-feira, Willian aparece durante os bastidores da cobertura do telejornal em Washington, nos EUA, e reclama de um motorista que passa buzinando. "Tá buzinando por que, seu merda do cacete?”, diz o jornalista. Ele diz então para o convidado que está ao seu lado para a transmissão: “Você é um, não vou nem falar, eu sei quem é…” Depois, ele se vira para o convidado e diz: “É preto, é coisa de preto”, aparentando irritação.
Foto: Reprodução
Nesta quinta-feira (9), Paulo Sotero, diretor do Brazil Institute, do Wilson Center, que aparece ao lado do jornalista durante a cobertura, se pronunciou em uma entrevista à Folha de São Paulo. "Não é algo que tenha ficado registrado na minha memória. A julgar pelo vídeo, reajo a algo que se passa à minha frente no momento em que estou concentrado à espera de um sinal para entrar no ar", afirmou. E completou dizendo estar surpreso. "No vídeo não consigo ouvir o que William me diz. Surpreende-me a informação sobre o comentário racista. Não ahco graça em nenhum racismo e não creio que William tenha postura diferente sobre o assunto", disse ao F5, da Folha de São Paulo.
O vídeo é de 8 de novembro do ano passado, na ocasião da cobertura sobre a eleição de Donald Trump como presidente dos EUA. Waack está ao lado de Paulo Sotero, diretor do Wilson Center, que comentava a eleição americana. "Eu acho que o William não é assim. Eu, certamente, não sou assim, repudio racismo", disse Sotero ao Buzzfeed News. Depois de ver o vídeo, ele afirmou que não conseguiu ouvir o que Waack falou. "Não me impactou na hora, e teria me impactado, porque eu não brinco com racismo, sexismo e homofobia", garante.
A hashtag #WilliamWaack foi para o segundo lugar entre os assuntos mais comentados do Twitter no Brasil na tarde de hoje por conta do vídeo.
A Globo afirmou que vai discutir as implicações a longo prazo. Diz ainda que é "visceralmente contra o racismo em todas as suas formas e manifestações". O próprio Waack ainda não veio a público para comentar o caso.
O telejornal será apresentado por Renata Lo Prete, substituta "oficial" de Waack no programa, até nova decisão.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Nem Te Conto