Fátima Bernardes está totalmente à vontade. Passados mil programas do “Encontro” — a atração matutina chega hoje à milésima edição —, a jornalista comprova que está disposta a encarar mil e um desafios em nome do entretenimento. Quando olha para trás e se vê na bancada do “Jornal Nacional”, onde permaneceu por 13 anos, uma certeza vêm à mente: a necessária mudança profissional a deixou mais leve.
"Não tenho nenhum tipo de dúvida sobre o que fiz. A transformação aconteceu na hora certa. Lembro que pensava muito: “Será que daqui a dez anos vou ser feliz?”. Estando no melhor papel que, na época, eu poderia assumir, não foi fácil dizer para a empresa o meu desejo. Vivi uma reorientação da carreira. Tive que começar de novo", recorda a carioca de 53 anos.
Foto: Divulgação/TV Globo |
Apesar de o tempo ter passado — a metamorfose se deu há quase quatro anos —, Fátima sabe que a imagem séria, cultivada na época em que chefiava o telejornal mais popular do país, ainda se mantém cristalizada no imaginário coletivo. Por isso, ela ri — “e comemora”, como afirma — quando vê repercussões engraçadas, na internet, sobre seu atual comportamento descontraído — numa das vezes, a jornalista arriscou passos de funk ao lado de Anitta.
"Se no primeiro dia do programa eu estivesse como estou hoje, acho que trairia o público. Tudo tinha que ser bem aos poucos. Mas como sempre trabalhei ao vivo, já sabia lidar com o improviso", afirma, defendendo-se: "numa atração de entretenimento, não posso ter o pudor de querer ficar como observadora. Ou participo ativamente e me divirto com o público, ou ponho os outros para pagar seus micos. Acho que eu também tenho que brincar!"
Mãe dos trigêmeos Laura, Vinícius e Beatriz — todos com 18 anos recém-completados —, Fátima sente, naturalmente, um interesse maior do público pela sua vida pessoal. O fato, no entanto, não é novidade. O casamento com o marido e ex-colega de trabalho William Bonner, por exemplo, sempre foi assunto. Mas ela nunca se incomodou.
"Nunca quis me desvincular profissionalmente do William. Não deixei de crescer por estar atrelada a ele. O que queria mesmo era sair do noticiário!", frisa ela, assumindo que adora ter a família por perto: "meu filhos só saem de casa quando tiverem condições de se sustentar. Não vou custear três lugares para eles morarem longe de casa, né?"
Apresentadora sonha em receber Roberto Carlos e Maria Bethânia no programa
Fátima Bernardes não titubeia ao falar quem ela ainda gostaria muito de receber em seu programa. "Sei que depende de mil agendas e mil horários, mas adoraria que Roberto Carlos e Maria Bethânia participassem do “Encontro”. Seria legal entrevistá-los e vê-los cantar ali no estúdio", revela, ponderando: "gosto demais da entrevista do dia a dia, com o povo na plateia. Eu me encontrei com a questão do auditório. Sou uma pessoa inquieta. Pode ser que, daqui a alguns anos, eu queira mudar de novo. Mas estou muito feliz. Adoro estar com gente, conversando."
Mas ela não para por aí. Ex-bailarina, Fátima também adora dançar. E arriscar. Tanto que já lutou judô e levou um tombo, ao vivo, tentando aprender capoeira com o ator Rodrigo Simas. "Sou abusada demais", sentencia, entre risos: "essa leveza me deixa plena. Tudo flui naturalmente. Na maioria das vezes, até esqueço que estou de salto alto."
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade