A advogada Gizelly foi acusada de racismo por conta de uma frase dita na noite da quinta-feira (02), após a Prova do Líder. A sister chamou a base da amiga Thelma de 'barro' ao notar que o lençol do quarto estava manchado com a maquiagem da médica.
"Gente, eu não sei o que a Thelminha passa na cara. É barro?", disparou ela, levando as outras meninas à gargalhada. "É a minha base, pô", respondeu Thelma. "Isso é barro", insistiu Gizelly. Visivelmente sem graça, a médica rebateu: "tem hora que eu tiro a maquiagem, mas tem hora que não dá". "O que é isso, Thelminha?", perguntou Gabi. "É a minha base. A minha base é marrom", respondeu.
Nas redes sociais, diversos internautas se mostraram revoltados com a atitude da advogada. A cantora Preta Gil desabafou: "Até quando vamos ter que escutar isso?? Nossa base não é barro, não, meu amor. Somos Pretas!!!". O perfil de Thelma se posicionou sobre o fato nas redes sociais e classificou a fala de Gizelly como 'racismo estrutural'.
Gi olhando pro tecido sujo de maquiagem: "Gente eu não sei que a thelminha passa na cara, é barro?"
— Maia (@Maimy712) April 3, 2020
Thelma: "é a minha base"
Gi: "isso é barro kakakakaka"#provadolider #bbb2020 #gizellyracistapic.twitter.com/A128QvIZv6
"Precisamos lutar, antes de tudo, para que toda a sociedade conheça o problema que é o racismo. Somente assim conseguiremos enfrentá-lo com recursos e longo prazo, com políticas de Estado e compromisso de todos. Para criar e gerir as políticas de modo eficiente, é importante conhecer o racismo em detalhes, saber onde ele está, como atua e seus efeitos sobre as pessoas. Não estamos passando pano e muito menos amenizando a fala racista que a Gizelly teve, mas entendemos que possa ter sido interpretado dessa maneira. Foi nítido o constrangimento da Thelma com a fala. Assim como condenamos falas racistas de outros participantes, não estamos deixando passar a fala da Gizelly, mesmo as duas sendo amigas lá dentro. É sempre necessário sermos denunciantes do racismo que é tão presente na nossa sociedade. Nosso posicionamento sempre será ir contra e repudiar qualquer fala, ato e pessoas com esse tipo de pensamento", postou.
Thelma ainda foi acusada pelos internautas por 'passar pano' para Gizelly pelo fato de ser uma de suas amigas dentro da casa. A hastag 'Gizelly Racista' ficou entre o assuntos mais comentados do Twitter.
"E as outras 'fadas' rindo, inclusive dona Manuela. Mais tarde todo mundo levantando a desculpa do racismo estrutural. Não cola, não tem nada de estrutural aqui", postou um. "Vai ter um monte de "fada sensata" discípulos de Bruna Marquezine dizendo que ela só comparou a maquiagem da negra com BARRO! militância seletiva vão passar pano igual fizeram pra #manuracista #foragizelly", escreveu outro.
Veja também:
Leia também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!