Sim, foi difícil se despedir da novela 'Avenida Brasil'. Tão complicado que prova disso é que hoje, quatro anos depois do fim da trama de João Emanuel Carneiro, resolvemos relembrar como foi o desfecho do folhetim do horário nobre.
Rodeado de conciliações, revelações e confissões, o final da novela ‘Avenida Brasil’ deu o que falar por todo canto do país e em Salvador. Comentário nos ônibus, nas filas dos bancos e no trabalho, o último capítulo da trama, que foi ao ar no dia 19 de outubro de 2012, rendeu elogios e surpresas para o telespectador brasileiro.
A trama, sem dúvida, ficou registrada na memória dos telespectadores e na história da teledramaturgia. Eleita uma das melhores novelas, 'Avenida Brasil' teve altos e baixos momentos, mas seu fim foi o mais esperado de todos. Na época, por sinal, o comício com a ex-presidenta Dilma Roussef teve seu horário alterado por conta do fim da novela.
E rendeu foi uma boa audiência à Globo. Na ocasião, Segundo pesquisa divulgada pelo IBOPE, o folhetim registrou cerca de 51 pontos de audiência e 75% de participação. Mas chega de resenha e vamos refrescar sua memória para lembrar de como foi o grande fim da história de João Emanuel. Confira:
Carminha – Depois de empurrar a arma que Santiago segurava, a megera atirou no comparsa do pai e depois no pé dele. Logo em seguida soltou Tufão e Nina e se entregou para polícia. Todas as suspeitas sobre a mau caráter foram confirmadas: de cabelos negros e com roupas humildes, ela realmente virou uma pessoa melhor e, depois que saiu da cadeia, foi morar no lixão com Lucinda. Após aceitar a vida que levava, Carminha conheceu o seu neto Jorge Tufão Neto e perdoou Nina por ter transformado sua vida em uma miséria.
Nina – Em meio a tantas conturbações, depois do sequestro e da confissão do assassino de Max, a cozinheira viajou com Jorginho (local não revelado) e voltou grávida de Jorginho. No encontro com Carminha no lixão, ela desculpou a ex-madrasta e até a abraçou.
Jorginho – Depois de voltar de viagem com Nina, de deixar a ex-serviçal grávida e de perdoar a mãe, o rapaz finalmente começou a jogar como titular no Divino Esporte Clube e, no jogo final, até fez gol, apesar de ter passado a novela toda sem fazer parte do treino.
Santiago – Levou um tiro no pé, dado pela própria filha, durante a fuga. Logo depois só foi citado que estava no hospital. Não comentaram se ele foi preso ou não.
Cadinho – As três mulheres deixaram Jimmy e voltaram para o Divino. Lá os quatro se casaram no clube de esportes do local e continuaram pobres.
Adauto – O segredo dele foi revelado: realmente ele usa chupeta. Adauto conseguiu superar a fase e fez questão de queimar a “pepeta”, como chamava o ex-gari. O rapaz ainda voltou a jogar no Divino e, também no jogo final, ele bateu o pênalti e fez o gol, que garantiu a ascensão do clube para a primeira divisão.E, enfim, QUEM MATOU MAX?
A morte do pilantra Max foi rodeada de mistérios. Na verdade praticamente todos tiraram uma casquinha do vilão. Lúcio tentou acertá-lo, mas não conseguiu e foi golpeado pelo rapaz. Depois veio Ivana e deu uma coronhada na cabeça de Max. Em seguida surgiu Janaina com uma faca e tentou esfaqueá-lo, mas a faca pegou de raspão em seu braço. Quando Max voltou para matar Nina – que estava desacordada – eis que surge o verdadeiro assassino do cafajeste: CARMINHA, CARMINHA, CARMINHA! Isso mesmo, a loira deu uma paulada na testa do rapaz, que ficou tonto. Como ele não morreu, a megera pegou a enxada e bateu com toda força na cabeça do seu ex-amante. Em seguida, Lucinda entrou no local e viu que Carminha havia matado seu filho.Veja também:
Leia também:
AUTOR
Redação iBahia
AUTOR
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade