Considerado um dos pais da Axé Music, o cantor Luiz Caldas foi uma das atrações da quinta-feira (20) do Fortal, Carnaval fora de época de Fortaleza.
Porém, o que chamou atenção no desfile do veterano, que em 2023 celebrou 60 anos de vida, foi a ausência de público durante a apresentação. Caldas, que desfilou em um trio independente, puxou o caminhão do corredor da folia, que no 1º dia de festa também recebeu Bell Marques, Rafa e Pipo, Parangolé e Ludmilla.
Leia também:
Em vídeo que circula nas redes sociais da transmissão feita pelo g1 Ceará, é possível ver um trecho do desfile no qual o artista puxa o trio e apenas sete pessoas aguardam o trio passar. Nos camarotes, também não é possível ver um número expressivo de pessoas acompanhando o desfile.
O Fortal ao invés de colocar os trios independentes por último para reunir a galera de todos os blocos, resolveu colocar no início. O resultado é Luiz Caldas cantando pra ninguém. Qual é a lógica??? pic.twitter.com/3YrWjnGWzJ
— Diêgo Sales (@diegosales__) July 21, 2023
No Twitter, a cena foi criticada pelos internautas. Para alguns foliões, a passagem do baiano foi tratada com descaso. "Luiz Caldas é o pai do axé! Isso é desvalorização em cultura. “Ah, mas ele n venderia um bloco”, não é sobre isso! Um evento de tal porte, deveria montar uma estratégia. O mínimo, seria ele sair no horário do meio", sugeriu um internauta.
"Isso foi ridículo e constrangedor.... Além de desmerecer o artista, ninguém teve o pensamento de fazer qualquer promoção da marca pra colocar gente ali", analisou outro.
"Muito triste e vergonhoso isso com qualquer artista mas com alguém da importância do Luiz pro axé é pior ainda", escreveu um terceiro.
Polêmica com Saulo Fernandes
Em 2019, o cantor Saulo Fernandes polemizou ao anunciar que não participaria das próximas edições da festa. De cima do trio no bloco Oba, o ex-Banda Eva desabafou e falou que se afastaria do evento para dar espaço para novas vozes.
"Queria dizer que a gente não vai fazer o Fortal do ano que vem. A gente vai dar espaço para um monte de gente que quer participar. Falta um pouquinho de respeito. Falta ..são outros interesses, são outras coisas. Muito obrigado por esses anos todos. Obrigado por essa passarela, essa avenida, que é um palco de oporunidade maravihosa. Mas, não dá mais."
Na época, o desabafo de Saulo foi associado a falta de espaços para o axé na festa. No entanto, o cantor não confirmou a história.
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!