O jornalista Manoel Soares voltou a falar sobre a diferença do salário entre pessoas negras e brancas, desta vez durante a participação no podcast Inteligência Ltda.
Uma fala do ex-apresentador da Globo chegou a viralizar na web na época que ele ainda estava na emissora e gerar polêmica pela relação feita pelos internautas com os rumores de atrito entre ele e Patrícia Poeta.
Leia também:
No podcast, que foi transmitido na sexta-feira (22), o jornalista expôs a opinião. "O salário que você ganha [sendo negro] não é só seu. Se eu trabalho na Globo, ganho o cachê de 20 mil reais no comercial que fiz, mas tem uma tia minha cujo filho, meu primo, está preso, eu tenho que ajudar. E meu primo está preso por quê? Porque o cenário social condicionou essa situação", explicou.
Manoel levou questões sociais para explicar o ponto, que continuou gerando polêmica na web. "Se aquele ‘negão’ ganha o mesmo salário que você, com todas as fragilidades estruturais nas quais o povo preto foi colocado, esse salário na vida dele vale 60% a menos. Então, pela lógica, ele tinha que ganhar três vezes o que você ganha", pontuou.
O jornalista ainda afirmou que para pessoas brancas era difícil aceitar a situação e que apesar de ter pessoas como aliadas, o poscionamento não é suficiente.
"Essa lógica de equiparação é uma lógica que dói, porque tem uma galera [branca] que quer meter o papo de aliado, mas ninguém quer dividir o privilégio. Você, talvez, seja um branco que se esforça para não reproduzir os equívocos dos seus ancestrais. Mas você é beneficiado pelo que eles fizeram. Não estou falando que você tem culpa, estou falando que você tem responsabilidade", disse.
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!