iBahia Portal de notícias
icone de busca
Luto

Morre Preta Gil, aos 50 anos, após batalha contra câncer

Informação foi confirmada pela assessoria neste domingo (20)

foto autor

Lucas Sales

20/07/2025 às 20:07 • Atualizada em 20/07/2025 às 20:26 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

A cantora, atriz, empresária e apresentadora Preta Gil morreu neste domingo (20), aos 50 anos, após uma intensa batalha contra o câncer desde o início de 2023. A artista, conhecida por sua voz marcante, presença de palco e luta em prol da diversidade, estava em tratamento alternativo nos Estados Unidos, mas não resistiu a complicações de saúde.


					Morre Preta Gil, aos 50 anos, após batalha contra câncer
​Foto: Reprodução / Instagram

Detalhes sobre a causa de sua morte ainda não foram oficialmente divulgados. A informação do falecimento da cantora foi confirmado pela assessoria dela nesta noite.

Leia também:

A artista passou por uma operação de mais de 20 horas em dezembro do ano passado. Na cirurgia, foram retirados cinco tumores. "Sigo aqui minha batalha. Um dia de cada vez, com fé e a cada dia me fortalecendo mais! Obrigada por todas as orações e energias positivas, eu sinto elas todos os dias. Paz e amor no coração de todos, amo vocês! Já, já eu estou de volta!", disse ela em publicação recente nas redes sociais.

Preta Gil deixa um filho, o cantor Francisco Gil, 29, e uma neta, Sol de Maria, 9. A artista fez questão de ressaltar em entrevistas que o lhe deu força durante o tratamento foi pensar nos seus herdeiros, familiares e amigos. "Eu tenho uma neta que eu quero ver crescer, um filho lindo, o Francisco, uma família maravilhosa, amigos que cuidam de mim. Eu quero envelhecer, viver e produzir muita coisa ainda. Amo a vida, tenho vontade de morrer muito velhinha. Então me apeguei a isso para chegar à cura", disse a filha de Gilberto Gil à Veja.


					Morre Preta Gil, aos 50 anos, após batalha contra câncer
Fran Gil e Preta Gil. ​Foto: Reprodução / Instagram

					Morre Preta Gil, aos 50 anos, após batalha contra câncer
Preta Gil e a neta, Sol de Maria. ​Foto: Reprodução / Instagram

Após passar pela cirurgia delicada para a retirada de tumores, a cantora Preta Gil celebrou o Ano Novo rodeada por familiares, como as irmãs Marina Morena e Bela Gil, e amigos. A família toda (incluindo o patriarca Gilberto Gil) usou a mesma camisa estampada com imagens de Preta.

Preta Gil lutava contra câncer há dois anos


					Morre Preta Gil, aos 50 anos, após batalha contra câncer
Preta Gil é submetida a novo procedimento cirúrgico. ​Foto: Reprodução / Redes sociais

Em janeiro de 2023, Preta Gil recebeu o diagnóstico de câncer, mais especificamente um adenocarcinoma no final do intestino. O diagnóstico foi feito após ela ser internada devido a um desconforto abdominal. Imediatamente, a cantora iniciou as sessões de quimioterapia.

Durante o quinto ciclo do tratamento, Preta enfrentou uma complicação grave: uma sepse, que é uma reação inflamatória severa do corpo após uma infecção. Devido a isso, ela precisou ser internada na UTI e esteve em risco de vida em abril de 2023.

Além dos desafios impostos pela luta contra o câncer, Preta Gil também passou por uma separação dolorosa. Ela encerrou seu casamento com o personal trainer Rodrigo Godoy, após acusá-lo de traição


					Morre Preta Gil, aos 50 anos, após batalha contra câncer
Preta Gil e Rodrigo Godoy. ​Foto: AgNews

"Eu faço parte dessa estatística, sim, porque de fato o relacionamento acabou. Por mais que não estivesse bom até então, e por mais que eu tenha decidido separar? A decisão foi minha, mas já estava acabando. O casamento não superou um tratamento oncológico. Não é tão pragmático. A gente fica tentando justificar. Existem nuances em uma separação tão sofrida como foi a minha. Mas eu faço parte, sim. A gente não conseguiu passar por isso. Meu instinto de sobrevivência me fez querer me separar, mesmo eu estando com câncer, porque não estava me fazendo bem. E é machista achar que preciso ficar casada para ser cuidada. Por que o marido é mais importante que a mãe, o pai, a irmã, o amigo? Isso é um traço do patriarcado, que coloca essa importância tão grande no homem”, contou ela na Marie Claire.

A cantora descreveu o processo turbulento como "uma bomba dentro da bomba", já que, em meio à luta contra a doença, lidou com a separação.

Em agosto de 2023, Preta Gil se deslocou para São Paulo para continuar seu tratamento. Durante esse período, ela passou por sessões de radioterapia, quimioterapia oral e uma cirurgia para a colocação da bolsa de ileostomia, além da remoção do reto. Em novembro do mesmo ano, a cantora passou por uma nova cirurgia, desta vez para reconstruir o trato intestinal e remover a bolsa de ileostomia.


					Morre Preta Gil, aos 50 anos, após batalha contra câncer
Foto: Reprodução/Redes sociais

Em dezembro de 2023, Preta Gil compartilhou com seus fãs a boa notícia de que havia finalizado o tratamento contra o câncer no intestino. Ela revelou que estava em processo de reabilitação e ficaria sob acompanhamento médico por cinco anos.

No entanto, em agosto de 2024, a artista anunciou que o câncer havia retornado, com metástases em outras partes do corpo. Após refazer os exames, ela foi diagnosticada com tumores em quatro áreas: dois nos linfonodos, um no peritônio e um nódulo no ureter. Com isso, Preta retomou o tratamento com sessões de quimioterapia.


					Morre Preta Gil, aos 50 anos, após batalha contra câncer
Foto: Reprodução/ Redes sociais

Em novembro de 2024, a cantora precisou passar por uma cirurgia de emergência, após sentir dores intensas na região dos rins. O procedimento foi realizado para corrigir uma obstrução no Duplo J, um cateter utilizado para drenar a urina. A cirurgia foi bem-sucedida, e ela se recuperou satisfatoriamente, embora tenha precisado interromper temporariamente a quimioterapia.

Em dezembro de 2024, Preta Gil viajou para Nova York, nos Estados Unidos (EUA), em busca de uma segunda opinião de médicos internacionais sobre seu tratamento. No dia 19 de dezembro, ela passou por mais uma cirurgia, durante a qual foram removidos cinco tumores.


					Morre Preta Gil, aos 50 anos, após batalha contra câncer
Foto: Reprodução/ Redes sociais

Trajetória de Preta Gil


					Morre Preta Gil, aos 50 anos, após batalha contra câncer
​Foto: Reprodução / Redes sociais

Filha do cantor e ator Gilberto Gil, 82, com a empresária Sandra Gadelha, 77, Preta Maria Gadelha Gil Moreira, conhecida como Preta Gil, nasceu em 8 de agosto de 1974, no Rio de Janeiro (RJ), e passou boa parte da infância em Salvador (BA).

Sobrinha de consideração de Caetano Veloso - ele foi casado com Sandra Gadelha, mãe de Preta, de 1967 a 1986 - e afilhada de Gal Costa, Preta Gil cresceu cercada de artistas e sempre acompanhou de perto o universo musical.


					Morre Preta Gil, aos 50 anos, após batalha contra câncer
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Ela começou a carreira em 2001 e lançou seu primeiro álbum, o "Prêt-à Porter", em 2003. Ao longo da carreira, Preta lançou mais cinco discos. Em 2017, Preta Gil assinou contrato com a gravadora Sony Music e lançou o álbum "Todas as Cores".

Sua trajetória na música é cheia de sucessos, como "Ver o Mar"; "Sinais de Fogo", parceria com Ana Carlina; "Meu Xodó", com o filho, Fran Gil; "Só o Amor", com Gloria Groove; e "Decote", com Pabllo Vittar.

Em 2014, a artista lançou o projeto Bloco da Preta, inicialmente para ser apresentador durante o verão, mas devido à explosão do Carnaval, virou um projeto para o ano todo e para todo o país. Em 2025, o Bloco da Preta no Carnaval do Rio de Janeiro foi cancelado devido à recuperação da cantora.

Preta Gil também atuou como atriz, participando de diversas produções de TV e teatro. Ela atuou em muitas novelas e minisséries da Globo, como "Ti-Ti-Ti", "As Cariocas", "Cheias de Charme", "Pé na Cova", entre outras.

Além da música e da atuação, Preta sempre foi um símbolo de resistência e inclusão. Além de se declarar abertamente bissexual e falar abertamente sobre o tema quando ainda era considerado um tabu, ela usou sua plataforma para discutir temas como representatividade e igualdade, sendo uma grande defensora da diversidade. Seu ativismo a fez se tornar referência para muitos fãs que viam nela uma voz forte e independente, capaz de quebrar barreiras e criar diálogos sobre questões sociais importantes.


					Morre Preta Gil, aos 50 anos, após batalha contra câncer
Foto: Reprodução/Redes sociais

Na vida pessoal, Preta Gil teve relacionamentos com nomes famosos, como os atores Caio Blat e Paulo Vilhena e o apresentador Marcos Mion.

Seu primeiro casamento foi com o ator Otávio Muller, com quem ficou por dois anos e teve o filho, Francisco Gadelha Gil Moreira Müller de Sá, nascido em 1995. Fran é pai de Sol de Maria, neta de Preta, que nasceu em 2015.


					Morre Preta Gil, aos 50 anos, após batalha contra câncer
Preta Gil e Fran Gil. ​Foto: Reprodução/Instagram

A cantora também foi casada por quatro anos com o mergulhador Carlos Henrique Lima e, posteriormente, ficou oito anos casada com o personal trainer Rodrigo Godoy.

Preta Gil também era uma das sócias da Mynd, uma das maiores agências de marketing de influência do Brasil. A Mynd foi fundada pela empresária Fátima Pissarra em sociedade com Preta e o publicitário Carlos Scappini.

foto autor
AUTOR

Lucas Sales

AUTOR

Lucas Sales

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Nem Te Conto