iBahia Portal de notícias
icone de busca
Especial Publicitário

O BYD Dolphin revolucionou o mercado de carros elétricos no Brasil?

A resposta é simples: sim. Entenda agora quais foram as razões para ele ter causado tanto barulho

foto autor

Especial Publicitário

02/02/2025 às 8:30 • Atualizada em 28/02/2025 às 18:10 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

O BYD Dolphin teve seu lançamento em julho de 2023 com a promessa de abalar o mercado automotivo nacional, e cumpriu o que prometeu. Com preço competitivo, enorme lista de equipamentos, altas doses de tecnologia e eficiência energética e design moderno, foi o primeiro carro elétrico a realmente conquistar os consumidores brasileiros, impulsionando a eletrificação no país de modo incontestável.


				
					O BYD Dolphin revolucionou o mercado de carros elétricos no Brasil?
BYD Dolphin. ​Foto: Divulgação

O sucesso foi instantâneo, pois logo em setembro daquele ano – o segundo mês completo de comercialização – o Dolphin registrou 1.063 emplacamentos, quebrando a barreira das 1.000 unidades mensais, algo inédito para modelos 100% elétricos no país. Ao final de dezembro, o acumulado de 2023 apontou 6.086 exemplares vendidos.

Leia também:

No ano seguinte, nada menos que 15.201 unidades foram emplacadas. Somando esses resultados com as vendas de janeiro deste ano, já foram colocados no mercado exatamente 21.791 BYD Dolphin. Números sempre de acordo com a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).

Para completar tamanho desempenho comercial, o BYD Dolphin foi campeão de crítica, conquistando 18 prêmios da imprensa automotiva até o momento, demonstrando a aprovação de jornalistas e influenciadores especializados no setor. Foram nove em 2023, incluindo o título de Carro do Ano da revista Autoesporte, e outros nove no ano passado, com destaque para o reconhecimento como Grande Campeão da pesquisa Os Eleitos, da revista Quatro Rodas.

Um carro elétrico para todos

Um dos principais fatores que contribuíram para todo esse êxito do Dolphin foi seu preço acessível. Antes de sua chegada, os veículos elétricos eram vistos como artigo de luxo no Brasil, com preços partindo da casa de R$ 200 mil, mesmo com carrocerias compactas. As pouquíssimas exceções eram carros muito pequenos, extremamente simples ou com essas duas características reunidas. Modelos que acabaram tendo seus preços reduzidos, beneficiando todo o público consumidor.

O BYD Dolphin, no entanto, chegou ao mercado com preço inicial abaixo dos R$ 150 mil, tornando a tecnologia elétrica mais acessível para um público maior. Além do valor competitivo, ele trouxe uma relação de itens de série equiparável a automóveis de segmentos superiores, elevando ainda mais a relação custo-benefício.

Outro ponto alto que é rapidamente notado é o design, que faz parte da linha Ocean da BYD. Inspiradas em animais marinhos e nas ondas do mar, os traços são modernos e arrojados, com muita fluidez e detalhes que chamam a atenção. Não só por fora como também por dentro, onde brilham ainda o acabamento de alta qualidade e o amplo conteúdo.

Plataforma inovadora

A base do BYD Dolphin é a e-Platform 3.0, especialmente desenvolvida pela BYD para veículos puramente elétricos. A plataforma é responsável por integrar o sistema de alta tensão e as baterias com o chassi do carro, o que melhora a segurança e a autonomia, além de garantir uma experiência de condução inteligente.

Equiparável à de carros médios, a distância entre eixos de 2,70 m é mais uma vantagem da e-Platform 3.0, ao proporcionar mais espaço interno. Isso faz com que os passageiros do banco traseiro consigam acomodar as pernas tranquilamente. O assoalho plano também melhora ainda mais o conforto dos passageiros de trás.

Eficiência e praticidade

O BYD Dolphin se beneficia da moderna bateria Blade de 44,9 kWh, que revolucionou a segurança, a durabilidade e o desempenho na indústria de veículos elétricos. Com 100% de carga, o alcance é de 291 km segundo os rígidos parâmetros do Inmetro. Isso na versão GS, de entrada.

Por sua vez, a configuração de topo, o Dolphin Plus tem bateria maior, de 60,48 kWh, podendo rodar 330 km. Mas no uso cotidiano, especialmente na cidade, é possível obter autonomias variando de 350 a 400 km, com qualquer uma das versões.

A bateria pode ser recarregada de forma simples. Com um adaptador é possível usar até uma tomada comum de 110 ou 220 V. Já nos carregadores de alta potência como os disponíveis em shoppings, postos e estacionamentos, e muitas residências, a bateria do Dolphin pode ir de 30% a 80% em 30 minutos.

Equipamentos tecnológicos

Todo BYD Dolphin vem com Controle de Cruzeiro (piloto automático) para ajudar nas viagens e uma imagem panorâmica que oferece ao motorista uma visibilidade de 360 ​​graus para manobras seguras do veículo. Além disso, controle eletrônico de estabilidade, controle de tração, controle de subida e retenção automática do veículo estão incluídos para auxiliar os motoristas.

O modelo vem equipado com ICS (Inteligent Cockpit System) que possui uma tela de 12,8", rotação elétrica para posição vertical e horizontal, além de seis alto-falantes. O veículo também dá oportunidade ao consumidor para usar Apple Carplay, Android Auto e o aplicativo BYD, que possibilita abrir e trancar o carro pelo celular, programar o ar-condicionado e até verificar o nível da bateria. Para quem gosta de diversão, é possível brincar com jogos ou cantar no Karaokê, desde que o carro esteja parado.

Há ainda um avançado comando de voz, com o qual o motorista pode solicitar ações como: “Hi BYD, ligue o Spotify” e “Hi BYD, me guie para casa”, que ele executa as tarefas de forma descomplicada. Outro detalhe que chama a atenção é a tecnologia NFC que virou a chave dos novos tempos. Você consegue abrir seu BYD Dolphin com um cartão. É só aproximar o cartão NFC do retrovisor do motorista para destravar a porta. Um carro altamente tecnológico.

VTOL

O BYD Dolphin também pode funcionar como uma fonte de energia para momentos de lazer ou até em emergências como um apagão. O carro tem o sistema VTOL (Vehicle to Load) que, com o uso de um adaptador (acessório vendido à parte), faz a bateria do carro se transformar num verdadeiro power bank. Isso possibilita ligar equipamentos elétricos externos como uma cafeteira, um laptop, uma pipoqueira ou uma luminária, para dar apenas alguns exemplos.

Atualização OTA

Outro detalhe tecnológico que chama a atenção é o serviço OTA (Over The Air), que permite fazer atualizações no sistema do carro à distância, parecido com o que fazemos com os smartphones. O proprietário do BYD Dolphin recebe uma mensagem no painel que existe uma atualização disponível e faz o download quando estiver estacionado e em segurança. Para baixar o arquivo, é possível utilizar o pacote de internet que já vem instalado no veículo.

Conheça ainda mais sobre o BYD Dolphin.

Foto do autor
AUTOR

Especial Publicitário

AUTOR

Especial Publicitário

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Nem Te Conto