A atriz Isadora Cruz, de 25 anos, deu um verdadeiro susto nos seguidores na tarde desta segunda-feira (17). A artista, que ficou conhecida nacionalmente depois de viver Candoca na novela "Mar do Sertão" (2022), revelou que foi diagnosticada com pielofrite aguda.
A pielonefrite é uma inflamação renal provocada pela ação de bactérias nos rins e nos ureteres, os ductos pelos quais a urina chega até a bexiga.
Leia também:
A condição pode se manifestar de repente, de forma aguda, ou se tornar crônica após um episódio repentino. A artista disse que sentiu fortes dores e precisou buscar uma unidade médica com urgência.
"Domingo passado queimando de febre, com calafrios e a dor, que era antes só na lombar, se espalhou por todo abdômen até irradiar para as pernas ao ponto de não conseguir nem andar. Quando cheguei no hospital, fui internada imediatamente com pielonefrite aguda, que é uma infecção no rim", começou Isadora.
"Senti a necessidade de fazer este post para alertar, principalmente às mulheres, que têm a anatomia favorável a essas infecções, pelo fato da uretra ser naturalmente mais curta", disse ela através das redes sociais.
"É uma doença que muitas vezes pode ser silenciosa e se não tratada adequadamente, pode desencadear insuficiência renal crônica ou em casos mais graves, a infecção pode se espalhar pelo corpo e causar falência múltipla de órgãos. O nosso corpo fala e com a rotina muito corrida, as vezes ignoramos essas mensagens tão importantes e que são verdadeiramente vitais", continuou.
"Peço que fiquem atentas a todos os sinais que o seu corpo apresentar, que investiguem a fundo o que estão sentindo e que façam urocultura e hemograma pelo menos 2 vezes por ano para que não passem por isso que passei", alertou ela.
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!