As novelas sempre buscaram refletir o que está acontecendo na sociedade, suas mudanças e novas tendências para o entendimento do telespectador.
Porém, as tramas que tanto marcam as vidas de tantas pessoas, também apresentam personagens que buscam lutar por seus direitos em épocas que as batalhas eram cada vez mais difíceis.
Leia também:
Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o iBahia fez uma lista com 10 fortes nomes de personagens das tramas que estiveram à frente do seu tempo e marcaram as tramas e o imaginário popular com maestria.
Confira:
Anita - Presença de Anita
Comentada, polêmica e um sucesso de crítica e repercussão, a trama estreou em agosto de 2001 e trouxe uma personagem que mexeu com a imaginação de muita gente, além de causar reviravoltas nas vidas dos personagens.
Vivida por Mel Lisboa, a personagem foi alçada ao título de "símbolo sexual" pela liberdade de ser quem Anita queria ser.
"Foi uma estreia bastante atípica, como protagonista de uma série que fez muito sucesso. Acho que é aquela coisa: o momento certo, a hora certa, a pessoa certa. Tudo conspirou para que a coisa funcionasse. Foi avassalador em muitos sentidos", comentou a atriz sobre o papel durante entrevista ao Gshow, em 2021.
Catarina - O Cravo e a Rosa
Como não se lembrar da personagem de Adriane Esteves? A trama de Walcyr Carrasco foi recentemente reprisada na Globo e mostrou que Catarina sempre lutou pelos direitos das mulheres e esteve à frente de uma verdadeira revolução.
Grizelda - Fina Estampa
Vivida por Lilia Cabral, a personagem se tornou um sucesso imediato e caiu nas graças do público ao mostrar uma mãe que sustentava toda a família com o trabalho de "faz tudo", o que a fez ser conhecida como Pereirão.
"A Griselda foi minha primeira protagonista, um acontecimento na minha vida. Com ela, recebi muito carinho do público, principalmente de mulheres que se identificavam com a personalidade batalhadora dela", disse Lilia Cabral para a Quem em 2020, quando a trama foi reprisada.
Guta - Pantanal
Filha do vilão Tenório, a personagem vivida por Julia Dalavia causou rebuliço em "Pantanal". Vinda da cidade grande, ela acabou mudando os costumes de muita gente e defendeu pautas que incluíram o feminismo e a liberdade da mulher.
Helena - Laços de Família
Um dos grandes destaques da carreira de Vera Fischer, Helena de "Laços de Família" foi responsável por levar debates sérios como etarismo, sexualidade e relação mãe e filha para o público das tramas da Globo.
Jeiza - A Força do Querer
Em "A Força do Querer", trama de Gloria Perez, de 2017, Paolla Oliveira fez sucesso com a personagem que era uma policial do Batalhão de Ações com Cães e também era lutadora de MMA, com o sonho de se tornar uma profissional na área.
"O que mais ficou para mim desse trabalho foi ver que eu era, sim, capaz de interpretar uma personagem forte como essa", disse a atriz sobre o papel em uma entrevista de 2020.
Preta - Da Cor do Pecado
O ano era 2004 e Taís Araújo se tornava uma das primeiras protagonistas pretas das novelas da TV Globo. A atriz fez história no papel de Preta e conquistou elogios do público e da crítica como a mãe solo que buscava criar o filho com dignidade.
Sol - Vai na Fé
Atualmente no ar na faixa das 19h, Sheron Menezzes vive na pele de Sol, uma mãe trabalhadora que não deixa de lado seus desejos e vontades na hora de viver a vida.
Tieta - Tieta
Um dos maiores ícones das telenovelas não poderia ser esquecido dessa lista. Tieta foi escorraçada de casa, humilhada e conseguiu dar a volta por cima e se vingar de todos que a lhe fizeram mal.
A personagem vivida por Betty Faria se tornou maior do que a própria trama e o público respondeu em audiência e repercussão entre 1989 e 1990.
Xica da Silva - Xica da Silva
Telenovela exibida pela Rede Manchete em 1996 contou a história de Xica da Silva, escrava que virou rainha no século 18.
Taís Araújo foi responsável por viver a protagonista da trama escrita por Walcyr Carrasco que escandalizou na época em que a sociedade não estava acostumada com uma mulher correndo atrás de seus objetivos.
Leia mais sobre Dia da Mulher no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias.
Veja também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!