A quinta geração de telefonia móvel (5G) está promovendo uma corrida entre as maiores potências tecnológicas do planeta. Na semana passada, a Coreia do Sul lançou sua rede nacional de 5G para smartphones, dois dias antes do previsto. A decisão de antecipar o evento foi tomada após rumores de que a americana Verizon estaria implementando sua rede 5G para celulares em Chicago e Mineápolis, também antes do previsto.
A nova tecnologia proporciona uma velocidade de conexão com a internet 20 vezes superior ao 4G, o que permitirá, por exemplo, fazer o download de um filme em menos de um segundo. A Coreia do Sul é um país conhecido pela inovação tecnológica, e o governo transformou a rede 5G em uma prioridade destinada a estimular sua economia. O país entrou em uma disputa com Estados Unidos, China e Japão para saber qual nação seria a primeira a disponibilizar a rede ultrarrápida.
A rede nacional foi lançada pelas operadoras sul-coreanas KT, SK Telecom e LG UPlus. A opção por um lançamento noturno foi tomada às pressas após especulações de que a Verizon anteciparia também o lançamento de sua rede 5G, inicialmente agendada para 11 de abril, informou a agência sul-coreana Yonhap.
A porta-voz da SK Telecom, Irene Kim, disse que a empresa tinha discussões internas e decidiu lançar o serviço 5G cedo, já que a empresa tinha redes e clientes prontos.
Nos primeiros dias, a rede 5G da Coreia do Sul estará disponível apenas para celebridades. Entre o seleto grupo de estrelas estão dois integrantes do grupo de K-pop EXO e a ex-patinadora Kim Yu-na. KT e LG Uplus também anunciaram que ativaram o serviço 5G com três clientes especialmente selecionados.
Veja também:
Leia também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!