Ao longo dos 94 anos, Lolita Rodrigues, que morreu neste domingo (5), em João Pessoa (PB), fez história na TV brasileira e é considerada uma das grandes pioneira do setor.
Conhecida artisticamente pelo nome marcante, Sylvia Gonçalves Rodrigues Leite, nasceu em Santos, no litoral de São Paulo, em março de 1929. Além de atriz, era cantora.
Leia também:
Entre os feitos que marcaram a história do país, está a apresentação do hino da TV brasileira no programa de estreia da TV Tupi, realizado em 18 de setembro de 1950.
Filha de espanhóis, Lolita teve a carreira permeada por personagens de novelas que falavam com sotaque castelhano. Em “Sassaricando” (1987), ela interpretou a espanhola Aldonza, mãe de Tancinha (Claudia Raia).
Voltou a dar vida a uma espanhola em “Terra Nostra” (1999), mais uma vez sendo mãe de Claudia Raia na ficção. Em seu último trabalho na TV, a artista interpretou Noêmia, avó de Luciana (Alinne Moraes), na novela Viver a Vida (2009).
Após se aposentar, Lolita fez poucas aparições públicas. Uma delas foi prestigiando o lançamento de “Flor do Caribe” (2013), enquanto ainda morava no Sudeste.
A atriz se mudou para João Pessoa em julho de 2015, e decidiu passar a aposentadoria reclusa, na companhia da única filha, Silvia Rodrigues, que trabalha e mora na capital paraibana.
A última aparição pública de Lolita foi em dezembro de 2017, quando prestigiou uma apresentação do espetáculo "Hebe - O Musical", em São Paulo.
Além de “A Viagem”, Lolita Rodrigues está no ar na reexibição de “Sassaricando”, pelo Canal Viva. Também é possível assistir ao trabalho da atriz em “Terra Nostra” e “Kubanacan” (2003), novelas que estão disponíveis, na íntegra, no Globoplay.
Alan Oliveira
Alan Oliveira
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!