“Existe justiça no mundo”, essa é uma das últimas falas de Carolina, personagem central em um dos quatro episódios inéditos de “Justiça 2”, nova série do Globoplay, e que resume a busca da protagonista.
A convite da Globo, o iBahia participou da première da série, no Rio de Janeiro, na noite da terça-feira (9), onde foi exibida a nova leva de episódios que estreia no dia 11 na plataforma de streaming.
Leia também:
O evento contou com convidados, atores e profissionais da série divididos entre quatro salas de cinema, onde os episódios foram exibidos em uma dinâmica que usou e abusou do fato de que o público pode acompanhar na ordem que desejar.
Em um desses capítulos, Alice Wegmann vive Carolina, uma jovem que foi abusada pelo próprio tio há 10 anos e, quando precisa retornar para a casa da mãe, volta a vê-lo e se torna novamente uma vítima do personagem de Murilo Benício.
O episódio abre com uma cena cheia de angústia onde a personagem está nadando sem uma direção certa. O mar convida para uma metáfora que pode significar a enxurrada de dúvidas, incertezas e culpa que ela enfrentou ao longo dos anos por conta do trauma gerado pelo abuso.
Apesar de utilizar de alguns artifícios da ficção e que facilmente cairiam por terra no mundo real, como o momento da denúncia na delegacia onde a jovem mostra provas que possuem mais de 10 anos e estão intactas, a história segue por um viés que necessita ser mostrado e escracha uma problemática da sociedade.
Segundo dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2022, publicado no ano passado, cerca de 68% dos casos de estupro ocorrem dentro de casa e 82% são cometidos por um agressor conhecido da família.
A série, além de retratar a realidade esmagadora do país, ainda mostra a rejeição familiar sofrida pela jovem após expor o crime para a própria mãe, que decide abafar o caso.
Em um mundo onde o audiovisual brasileiro fosse levado com seriedade por premiações internacionais, Alice Wegmann facilmente estaria como forte concorrente ao Emmy pelo papel na série.
Júlia Lemmertz, responsável pela mãe de Carolina, também arranca sentimentos de quem assiste e sente a tela preenchida em todas as aparições da veterana.
'Justiça 2' terá lançamentos semanais
Criada e escrita pela baiana Manuela Dias, “Justiça 2” ainda trata de outros problemas da sociedade como racismo, questões de classe, injustiças do sistema prisional e mais assuntos.
Ao todo serão 28 capítulos divididos em lançamentos com quatro deles a cada semana no Globoplay.
Lucas Mascarenhas, do Rio de Janeiro
Lucas Mascarenhas, do Rio de Janeiro
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!