A Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) realizará, na próxima segunda-feira (7), uma homenagem póstuma à jornalista Wanda Chase, ícone do telejornalismo, referência na cobertura da cultura baiana e ativista do movimento negro. Ela morreu na madrugada da última quinta-feira (3), durante uma cirurgia para tratar um aneurisma dissecante da aorta, no Hospital Teresa de Lisieux, em Salvador.

A homenagem a Wanda Chase estava inicialmente marcada para 13 de março, por meio de uma proposição da Bancada do Partido dos Trabalhadores, liderada pela deputada Fátima Nunes. Na data, a jornalista receberia o Título de Cidadã Baiana, concedido pela Assembleia Legislativa da Bahia. No entanto, a cerimônia foi adiada devido aos problemas de saúde enfrentados por Wanda.
Leia também:
Mesmo após o falecimento, a titulação foi mantida, e a comunicadora será homenageada durante uma sessão ordinária da Alba.
Em 2002, Wanda já havia sido reconhecida com o Título de Cidadã Soteropolitana, entregue pela Câmara Municipal de Salvador.

Despedida ao som de tambores

O corpo da jornalista Wanda Chase foi velado e cremado nesta sexta-feira (4), em meio a grande comoção no Cemitério Campo Santo, em Salvador. A despedida reuniu familiares vindos do Amazonas, estado natal de Wanda, além de amigos e admiradores de sua trajetória na comunicação baiana.
Antes da cremação — restrita à família — as bandas Olodum e Didá, junto com o bloco afro Ilê Aiyê, prestaram uma última homenagem com um cortejo de tambores que acompanhou a passagem do caixão.
Entre os presentes, estava o cantor, compositor e multi-instrumentista Carlinhos Brown. Amigo próximo de Wanda, ele ressaltou o legado deixado por ela para o movimento negro e para o jornalismo.
"Ela não apenas avivou para todos o desejo de que nós precisávamos não serem visíveis em uma cidade na qual são os protagonistas, mas ela ativou também um desejo de que a gente podia se unir, de que a cidade podia se unir em torno da cultura baiana", disse Brown ao g1.
A jornalista também foi homenageada pela cantora Claudia Leitte, a deputada estadual Olívia Santana (PCdoB), o jornalista Casemiro Neto e instituições baianas, que enviaram coroas de flores.


Naiana Ribeiro
Naiana Ribeiro
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
