O primeiro turno das eleições 2022 teve abstenção de mais de 32 milhões de pessoas, o que equivale a 20,9% dos brasileiros aptos a votar. O número se mantém estável, mas é a maior abstenção das últimas seis eleições gerais.
No entanto, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apontou que houve redução no número de brancos e nulos entre os eleitores.
Leia também:
Os dados publicados pelo TSE mostraram que houve registro de 4,20% de votos brancos e nulos. Em 2018, o índice foi 8,8%. De acordo com o presidente do Tribunal, o ministro Alexandre de Moraes, esse foi um motivo que contribuiu para o aumento de filas nos locais de votação.
"Aproximadamente 7,5 milhões de pessoas compareceram a mais para votar em candidatos, deixando de votar nulo e em branco. Talvez porque é uma eleição acirrada, mais polarizada. Isso pode ter sido um dos motivos concorrentes para que tenham ocorrido filas. É diferente uma pessoa anular o voto, votar em branco do que escolher as cinco opções, leva um tempo a mais. É um dado interessantíssimo, porque representa uma maior participação efetiva na escolha dos dirigentes do país", declarou em coletiva no domingo (2).
Na Bahia, a abstenção chegou a 2.386.347 (21,34%) de eleitores. Além disso, foram dados 122.858 votos em branco e 326.052 votos nulos.
Leia mais sobre Eleições 2022 no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias.
Veja também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!