icone de busca
iBahia Portal de notícias
ELEIÇÕES 2022

Candidato na chapa de ACM Neto ao Senado, Cacá Leão fala sobre antiga aliança de João Leão com PT: ‘Sempre me coloquei acima dessa questão’ 

Deputado federal pelo PP foi o primeiro candidato ao senado entrevistado por Emmerson José, para o 'Direto da Redação'

foto autor

Redação iBahia

05/09/2022 às 6:20 • Atualizada em 06/09/2022 às 10:04 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

				
					Candidato na chapa de ACM Neto ao Senado, Cacá Leão fala sobre antiga aliança de João Leão com PT: ‘Sempre me coloquei acima dessa questão’ 

Candidato ao Senado Federal na chapa de ACM Neto (União Brasil), Cacá Leão (PP), surgiu como opção após o vice-governador da Bahia João Leão, pai do postulante, romper com o governador Rui Costa (PT) e passar a apoiar a candidatura do ex-prefeito de Salvador.

Questionado sobre o assunto durante entrevista com Emmerson José, no programa 'Direto da Redação', da Bahia FM e Bahia FM Sul, o deputado federal afirmou que "sempre se colocou acima dessa questão". "Não sou um cara que critica por criticar apenas. Sei que coisas boas aconteceram ao longo desses últimos oito anos e não estou aqui para apagar isso com uma borracha e achar que tudo que foi feito foi ruim e que foi prejudicial", disse.

Leia também:

O candidato ressaltou, no entanto, que é preciso olhar para frente. "A gente precisa desenvolver o nosso estado, a gente precisa trabalhar muito para colocar a Bahia no lugar em que o seu povo merece estar".

Nesta semana, durante o 'Direto da Redação,' irão ao ar as entrevistas feitas com os candidatos ao senado pelo estado da Bahia. Confira a ordem das entrevistas:

  • Raíssa Soares (PL) - terça-feira (6)
  • Tâmara Azevedo (PSOL) - quarta-feira (7)
  • Marcelo Barreto (PMN) - quinta-feira (8)
  • Otto Alencar (PSD) - sexta-feira (9)
  • Cícero Araújo - segunda-feira (12)

Confira detalhes da entrevista com o candidato

Emmerson José: por que e para quê ser senador pelo estado da Bahia?

Cacá Leão: Um passo importante que eu estou dando agora como candidato ao Senado, poder estar percorrendo o nosso Estado ao lado de ACM Neto. Eu que comecei muito cedo na política, estou no meu terceiro mandato de deputado. Fui deputado estadual duas vezes, deputado federal, e agora abraçando esse novo projeto, abraçando esse novo caminho, temos trabalhado muito, percorrido os quatro cantos da Bahia ao longo desses últimos meses. Já visitamos, eu mais de 150 municípios, [ACM] Neto já passou a barreira dos 240 municípios visitados pela Bahia em cerca de 100 dias.

Da candidatura ao Senado o que eu posso afirmar para você e para vocês que estão nos ouvindo e nos vendo é que tem sido um prazer poder fazer esse caminho, poder estar caminhando pela Bahia ao lado de ACM Neto, recebendo o carinho das pessoas, vendo o interesse das pessoas com a política. Um sentimento muito forte que tem tomado conta dos quatro cantos do nosso Estado, a população baiana tem verdadeiramente abraçado esse projeto, a gente escuta muito a referência ao trabalho que ACM Neto fez como prefeito de Salvador e as pessoas querem que esse trabalho seja replicado no estado da Bahia. Para mim, tem sido muito gratificante poder estar ao seu lado como candidato a senador, dando esse passo importante da minha vida.

Eu tinha uma reeleição, não vou dizer tranquila, mas a eleição estava bastante pavimentada como deputado federal. E aceitei o desafio de estar ao lado dele, aceitei o desafio de poder representar a Bahia no senado e resgatar um sentimento de amor e de muita força que aquela casa já viu, de um senador que defende a Bahia, que trabalha pela Bahia, que coloca a Bahia, as baianas e os baianos em primeiro lugar no seu dia a dia de trabalho. É por isso que eu tenho me dedicado e é para isso que eu vou me dedicar ao longo dos próximos anos, se eu for o senador escolhido pelo nosso povo no dia 2 de outubro.

Emmerson José: o que o credencia a dar esse salto, de deputado federal a senador? Dá uma passada aí nos seus nos mandatos, para o povo saber por que essa vontade toda de chegar ao Senado Federal, além do convite do candidato ao governo ACM Neto?

Cacá Leão: Eu sempre trabalhei muito, sempre tudo que eu peguei para fazer na minha vida eu procurei fazer e sempre procuro fazer da melhor forma possível. Eu sou um cara que eu não me contento com o mais ou menos e foi assim que eu procurei exercer toda a minha vida pública, sejam os quatro anos de mandato na Assembleia Legislativa.

Como tem sido esses 8 anos como deputado federal em Brasília, tenho orgulho de ao longo desses últimos oito anos. Em toda a minha trajetória dentro da Câmara dos Deputados, está presente na relação dos parlamentares mais influentes e importantes de todo o Congresso Nacional, trazido pelo DIAP que é o departamento que faz esse levantamento entre os parlamentares de todo o Brasil e eu sempre ao longo desses últimos oito anos, e durante os oito anos de mandato, estive presente nessa lista porque sempre me dediquei sempre, trabalhei, procurei construir pontes, dialogar sempre entendendo qual é o sentimento que a população baiana e brasileira querem e desejam do parlamento.

Sempre procuro ser e tenho sido um deputado realizador, um deputado que trouxe obras importantes estruturais para o Estado da Bahia, tanto na área da saúde, quanto na área da educação, sou um dos deputados que mais recursos trouxe pra Bahia em toda a sua história. Conheço todos os caminhos de Brasília e do congresso nacional, ocupei espaços importantes na Câmara dos Deputados, fui líder do meu partido, fui relator do orçamento da União, fui presidente de comissão, então, estou pronto pra encarar esse desafio.

Estou pronto para encarar esse novo projeto, para encarar essa caminhada que com certeza os baianos esperam muito de mim e eu estou pronto para fazer essa entrega ao nosso povo sendo o senador escolhido no dia 2 de outubro.

Emmerson José: O senhor e seu partido caminharam também com o governo Rui Costa. Como é que fica, por exemplo, no comício o discurso do seu candidato ao governo do estado, ACM Neto, um discurso forte contra um governo o qual você fez parte junto com seu pai [João Leão, vice-governador da Bahia] O senhor consegue manter esse equilíbrio?

Cacá Leão: Com a tranquilidade de quem sempre apresentou as críticas no momento que achou que elas estavam sendo feitas da forma errada. Muitas vezes eu fui criticado, inclusive por exercer essa transparência, por exercer essa independência.

Eu sempre me coloquei acima dessa questão. sempre procurando trabalhar e defender os interesses do nosso povo. Então com esse sentimento a gente encara, não sou um cara que critica por criticar apenas. Sei que coisas boas aconteceram ao longo desses últimos oito anos e não estou aqui para apagar isso com uma borracha e achar que tudo que foi feito foi ruim e que foi prejudicial.

Não foi, mas a gente precisa olhar pra frente, a gente precisa desenvolver o nosso estado, a gente precisa trabalhar muito para colocar a Bahia no lugar em que o seu povo merece estar. Então eu olho para as críticas e muitas vezes faço críticas, porque sempre fiz, nunca deixei de fazer, eu nunca deixei de pontuar quando achava que as coisas estavam sendo feitas de forma errada.


				
					Candidato na chapa de ACM Neto ao Senado, Cacá Leão fala sobre antiga aliança de João Leão com PT: ‘Sempre me coloquei acima dessa questão’ 
Foto: Gabriela Braga / Bahia FM

Emmerson José: Olhar para frente aqui na Bahia. Esse é um discurso seu e do candidato ACM Neto. Qual é a prioridade dessa chapa hoje?

Cacá Leão: Primeiro resgatar a autoestima do nosso povo, fazer com que as pessoas se sintam abraçadas e acolhidas por um governo que muitas vezes tem deixado a desejar em pontos importantes, que são fundamentais no dia a dia da nossa população. A gente vê hoje aí por onde a gente anda, as pessoas reclamam muito dessa tal de fila da regulação, onde principalmente no interior as pessoas tentam uma transferência de um paciente para seja realizada uma cirurgia ou para um atendimento médico, então há um problema grave de gestão na questão da saúde no nosso estado.

A Bahia tem o pior ensino médio de todo o país e é inadmissível que isso aconteça no nosso estado, um estado que tem personalidades tão importantes na área da Educação e a Bahia ser qualificada e classificada como um dos estados que tem os piores índices da educação no nível médio de todo o Brasil. Isso precisa ser resgatado porque isso prejudica não só as pessoas que estão vivendo isso nesse momento, mas como toda uma geração que ficou para trás ao longo da pandemia, que não teve a oportunidade de se qualificar na questão do ensino à distância. A Bahia teve a pior colocação no ensino durante a pandemia, como também é o estado como o maior número de desempregados de todo o país. Precisa ser feito um movimento, principalmente para o interior do Estado, de industrialização, de geração de emprego e renda que se apresente propostas e oportunidades para as pessoas do interior da Bahia, apresentando junto a isso também um programa de qualificação profissional, que é uma das nossas bandeiras.

Eu vou trabalhar muito, como deputado federal eu já fiz isso ao longo do nosso mandato, construir recursos para construir campos dos institutos federais da Bahia, para concluir obras dos institutos federais baianos que estavam inacabadas, para que surjam e que haja possibilidades de profissionalização da nossa educação. Então a Bahia precisa deixar de ser vagão para ser locomotiva do país, para estar puxando e estar sempre à frente no Nordeste e no Brasil, que é o verdadeiro lugar onde a Bahia e os baianos desejam que o nosso estado esteja.

Emmerson José: O senhor falou de saúde, de emprego, educação, ao mesmo tempo, um acaba puxando o outro. Sem saúde não há emprego e nem educação. E a educação alavanca o mercado de trabalho evidentemente, mas como Senador - vamos esquecer plano de governo do estado - em que o senhor pode ajudar o seu candidato ACM Neto caso ele ganhe o governo do estado

Cacá Leão: Construindo pontes com o governo federal, com quem quer que seja o presidente da República escolhido pelos brasileiros em outubro desse ano. Eu posso afirmar é que eu estando no senado, eu vou construir essas pontes buscando recursos, facilitando o trânsito dos projetos do governo da Bahia, a nível de governo federal, defendendo os interesses do nosso estado, fazendo com que as oportunidades que acontecem em Brasília cheguem aqui no estado da Bahia.

Então o que me propondo a ser, e eu estou me colocando como a verdadeira opção, é no senado ser o verdadeiro embaixador da Bahia em Brasília. o cara que vai estar ao lado de ACM Neto, defendendo os interesses do nosso estado em todos os segmentos, seja buscando recursos ou seja também aprovando leis e endurecendo a nossa legislação, já que a gente falou de saúde, de educação e geração de emprego e renda, vamos falar um pouco de segurança pública, endurecendo a nossa legislação penal para que a Bahia também saia dessa vergonhosa colocação de estado com maior número de homicídios de todo o país.

Então o que eu posso garantir para você, o que eu posso garantir para vocês que estão nos vendo e me ouvindo, é que eu vou trabalhar muito eu vou dedicar todos os meus dias pelos baianos, pela Bahia, para estar fazendo valer o voto de confiança que recebi dos baianos nas eleições de outubro.

Emmerson José: Como deputado o senhor fez algo pela segurança pública?

Cacá Leão: Com certeza, inclusive nesses últimos dias a gente aprovou o fim da saidinha dos presos. Foi uma matéria que estava na pauta já há algum tempo e a gente brigou, foi um requerimento de urgência que eu apresentei na época em era líder do meu partido. Trabalhei junto com os parlamentares da minha base para que esse projeto fosse aprovado, para que a gente tivesse cada vez mais um endurecimento da nossa legislação penal.

Então como deputado eu já tenho abraçado essa causa e como senador eu vou procurar fazer ainda mais, porque como eu disse tenho visto de perto o sofrimento dos baianos no dia a dia dessa caminhada, muitas vezes as pessoas de bem trancadas em casa, enquanto os bandidos estão soltos nas ruas. Antigamente a gente só falava ouvia falar de facção criminosa quando a gente ligava a televisão. Hoje, infelizmente, elas estão presentes no dia a dia do nosso povo, o que é uma pena.

Emmerson José selecionou perguntas feitas por ouvintes da Bahia FM e Bahia FM Sul para serem respondidas por todos os candidatos.

Karina, de Itaparica: Depois da Linha Verde, a Ilha ficou largada. Como mudar isso? E a ponte (Salvador-Itaparica), o senhor vai dar continuidade, caso seja eleito, o senhor e o candidato ao governo do estado ACM Neto?

Cacá Leão: A ponte é um vetor importante de crescimento do nosso estado. Acho, inclusive, que já passou da hora dela ter sido construída. A Karina falou muito bem sobre acesso à linha verde. Com a linha verde, acabou criando uma nova saída de Salvador, que hoje as pessoas só saem pela BR-324, é o único acesso de saída de veículos pesados. Ou se sai pela BR-324 ou não sai de Salvador, porque as outras saídas são a linha verde, que não se pode passar o tráfego pesado, ou via ferry boat. Então a ponte é importantíssima, é uma obra estruturante que é muito importante para o nosso estado. Como eu falei, é um novo vetor de crescimento para a Bahia, é uma nova rota para que Salvador tenha o escoamento do seu tráfego do seu trânsito, é uma obra que vai encurtar distâncias para diversos municípios do Estado da Bahia, para

regiões importantes do nosso Estado. Eu sou um defensor e acho que é uma obra importantíssima. É claro que é uma obra muito cara. É uma obra de um custo bastante elevado e a equação financeira foi montada ao longo dos últimos anos. O vice-governador João Leão, desde que assumiu a sua função, sempre procurou defender e resolver os entraves desse projeto. A gente viveu e vive essa questão ainda de fim de pandemia com dificuldades de se colocar, mas eu acredito muito que nesses próximos anos essa obra vai ser feita e volto a reafirmar: é uma obra importantíssima e um vetor de saída da cidade de Salvador.

Rogério, de Itabuna: Toda a nossa região aqui no Sul [da Bahia], não pode só viver de verão e festas. Aponte uma solução e cumpra se for eleito.

Cacá Leão: É fazer com que as distâncias sejam encurtadas com a presença de governo. Talvez essa pergunta até seja mais colocada aos candidatos a governador, mas como senador eu posso ajudar muito também nessa questão, viabilizando recursos, fazendo com que o estado esteja presente, seja na área da saúde, fomentando o turismo, seja no incentivo a esse vetor. A Bahia tem uma costa belíssima, que toma conta de todo o nosso estado. A gente tem um vetor turístico muito forte nessa região, e isso pode ser expandido para as outras estações do ano, fazer com que realmente as coisas aconteçam.

Que o estado esteja presente no dia a dia das pessoas na questão da infraestrutura, por exemplo. A gente sabe que há hoje uma dificuldade muito grande de acesso às estradas, por exemplo, Barra Grande. As estradas de acesso ao município de Marau e de Barra Grande hoje estão praticamente intransitáveis. Itacaré vive hoje esse mesmo problema, então fazer com que o estado esteja presente dentro de todas as regiões do nosso estado, principalmente na região sul, na região oeste, no extremo sul da Bahia, que são as mais distantes, que eles sintam verdadeiramente a presença de um governo nessas regiões e isso com certeza vai facilitar a vida de todos candidato.

Considerações finais

Mandar um abraço para todos que estão nos ouvindo e nos assistindo nesse momento, falar da alegria que tem sido poder percorrer a Bahia ao lado de ACM Neto e ao lado de Ana Coelho, que é a nossa vice. Ela foi escolhida na nossa convenção e traz a representatividade feminina pra nossa chapa, traz a força da mulher para o nosso projeto, uma mulher bem-sucedida com uma visão até diferente da minha e da de ACM Neto, que fomos criados e forjados na política. Então vai contribuir muito com a Bahia nesses próximos anos, e já tem contribuído muito conosco agora nessa caminhada.

Dizer para vocês que eu estou muito feliz de poder estar dando esse passo importante na minha vida, o carinho que eu tenho recebido do povo da Bahia em todas as regiões têm sido o meu maior combustível, o meu maior alimento nessa trajetória. Pedir a vocês que abracem ainda mais essa causa que estejam ao meu lado, que estejam ao lado de ACM Neto nessa caminhada, para que a gente possa juntos, a partir do ano que vem, fazer história na Bahia, para que a Bahia se sinta verdadeiramente representada no governo e no senado federal, com dois caras que estão dispostos e prontos para dedicar toda a sua vida, toda a sua energia, todo o seu trabalho para defender a Bahia.

Para fazer um trabalho que com certeza vai de dignificar muito a nossa população e as pessoas, é isso que eu tenho reafirmado pelos quatro cantos do nosso estado, nas visitas onde a gente faz. Para finalizar pedir ao nosso povo que esteja junto conosco nessa caminhada até o dia 2 de outubro, para que a gente possa construir uma grande vitória.

Confira abaixo a entrevista completa

Leia mais sobre Eleições 2022 em iBahia.com e siga o Portal no Google Notícias.

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Eleições 2022