Dois candidatos a vice-governador da Bahia participaram, na manhã desta terça-feira (30), do debate eleitoral realizado pelo g1 Bahia. Além do portal, participam do debate, que faz parte das ações integradas da Central de Eleições da Rede Bahia, o iBahia, Bahia FM, TV Bahia e as afiliadas do interior.
Participaram do debate os candidatos Geraldo Júnior (MDB), da chapa de Jerônimo Rodrigues (PT) e Ronaldo Mansur (PSOL), da chapa de Kleber Rosa (PSOL). Ana Coelho (Republicanos), candidata a vice de ACM Neto (União Brasil) e Leonídia Umbelina (PMB), cândida a vice de João Roma (PL) não compareceram ao debate.
Leia também:
Não foram convidados os os candidatos de partidos que não superaram a chamada cláusula de barreira — dispositivo que estabelece critérios para que siglas possam acessar fundo partidário e propaganda eleitoral gratuita. São eles: João Coimbra (PCB), candidato a vice de Giovani Damico, do PCB; e Roque Vieira Júnior (PCO), candidato a vice de Marcelo Millet (PCO).
O debate foi conduzido pelo jornalista da TV Bahia Ricardo Ishmael.
O debate foi divido em três blocos, além das considerações finais:
1º bloco: a primeira parte do debate teve as considerações iniciais dos candidatos e também perguntas dos jornalistas da Rede Bahia – iBahia, Bahia FM, g1 Bahia e TV Bahia.
2º bloco: candidatos perguntaram entre si com temas livres
3º bloco: candidatos perguntaram entre si com temas sorteados ao vivo
4º bloco: Considerações finais em ordem definida por sorteio.
Primeiro bloco
Os candidatos tiveram dois minutos para se apresentarem. Ronaldo Mansur (PSOL) foi o primeiro a fazer as considerações iniciais, seguido por Geraldo Júnior (MDB).
O primeiro jornalista a perguntar foi Emmerson José, da Bahia FM. O profissional questionou o candidato do PSOL sobre Fundo Eleitoral e em que o dinheiro arrecadado pelo partido foi utilizado. Ronaldo Mansur afirmou que o partido batalhou contra o financiamento privado das eleições. “O financiamento público permite que mulheres e negras possam participar de uma eleição. Nós defendemos o financiamento público", disse.
Ao comentar a resposta, Geraldo Júnior afirmou que “não pode ser permitido autodeclarações fraudulentas às regras eleitorais”.
A segunda pergunta foi feita por Andréa Silva, da TV Bahia. A jornalista perguntou a Geraldo Júnior sobre o rompimento com o grupo de ACM Neto, de quem foi apoiador por mais de 20 anos, e a aliança com Jerônimo Rodrigues.
"Estou em um grupo que tem identidade, que tem RG. Pela primeira vez, um vereador está nessa posição de candidato a vice", responde Geraldo. Ronaldo, na réplica, faz críticas à gestão petista na educação e pede o pagamento dos precatórios aos professores da rede pública de ensino.
Demais blocos
No início do segundo bloco, quando os candidatos perguntam entre si, Ronaldo Mansur perguntou a Geraldo Júnior sobre a regulação no sistema de saúde.
"Sabemos que precisa melhorar. Já fizemos, mas vamos fazer muito mais. A regulação precisa estar integrada e no nosso plano de governo, Jerônimo fez questão de cuidar disso. Esse é o governo que mais investiu em saúde”, respondeu o candidato a vice-governador na chapa de Jerônimo Rodrigues.
Na réplica, Ronaldo destacou que “é preciso valorizar os profissionais de saúde e não atrasar os salários”, defende Ronaldo.
Em seguida, Geraldo Júnior questionou Ronaldo Mansur sobre a cobrança do IPTU e impostos municipais em Salvador. “É um crime uma pessoa que ganha salário mínimo ter que pagar um IPTU altíssimo. E o que faz a prefeitura com esse dinheiro? ”
No terceiro bloco, o tema sorteado para a primeira pergunta foi o combate à fome. Ronaldo Mansur questionou qual é a proposta de Geraldo para eliminar a fome da Bahia.
“A primeira proposta que eu faço é eliminar esse governo federal, que colocou o país no mapa da fome. Tem pessoas que ainda têm rapadura para comer no almoço, mas o que a gente vê são pessoas que não têm o dinheiro constitucional das três refeições”, disse.
"Para acabar com a fome é preciso uma mudança radical. É preciso cobrar mais tributos de quem ganha mais", comentou Ronaldo Mansur na réplica.
O segundo tema sorteado foi fortalecimento do turismo. Geraldo Júnior perguntou o que está no plano de governo do PSOL para o aquecimento turismo.
“A Bahia é imensa, é rica. Temos várias Bahia dentro de uma. É preciso que a gente explore o turismo da Bahia com responsabilidade social. Não é possível explorar o turismo no sul da Bahia e dizer que tem só Ilhéus e Itacaré”, disse o candidato do PSOL.
“O governo do Estado se preocupa com o turismo baiano, e não há que se falar sobre turismo sem estabelecer políticas públicas para educação, saúde”, replicou Geraldo Júnior.
Considerações finais
- Geraldo Júnior
"Queria agradecer a jornalistas, a essa casa, a oportunidade de falar para toda Bahia. Eu estava em uma bolha política. Agora estou em um time que tem identidade. Vamos governar a Bahia, eu e Jerônimo. Jerônimo é 13. Nosso senador da Bahia é Otto 555. Nosso time não é do tanto faz. Não é do que acontecer tá bom. Eu e Jerônimo vamos fazer muito mais".
- Ronaldo Mansur
"Agradecer a PSOL e Rede. Lamentamos a ausência dos outros candidatos. Da candidata de ACM Neto, Ana Coelho , que representam uma oligarquia, e da representação de Roma. Estamos como Lula. Temos divergências políticas e por isso lançamos nosso candidatura de Kleber Rosa. Não achamos que a saúde é tamanho G e a segurança está mil maravilhas. Pedimos votos para os deputados do PSOL"
Leia mais sobre Eleições 2022 em iBahia.com e siga o Portal no Google Notícias.
Veja também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!