Pelo menos cinco cidades baianas já anunciaram que terão gratuidade nas passagens de ônibus do transporte público no segundo turno das eleições 2022, realizado no domingo (30).
Além da capital, Feira de Santana, que fica a 100 km de Salvador, Lauro de Freitas, que fica na região metropolitana, e Vitória da Conquista e Jequié, no sudoeste do estado. Isso é possível por decisão do Superior Tribunal Federal (STF), que autoriza as prefeituras.
Leia também:
Salvador
Segundo a prefeitura, a suspensão da cobrança irá funcionar de 6h às 20h. Antes e depois desse período, a passagem será cobrada normalmente. Ainda de acordo com a Semob, os passageiros também terão à disposição uma frota com a mesma quantidade de coletivos que um dia útil durante todo o domingo. No primeiro turno, a cidade também teve a passagem gratuita ao longo do dia.
Feira de Santana
Segundo maior colégio eleitoral do estado da Bahia, a cidade de Feira de Santana também terá transporte público gratuito no segundo turno, assim como no primeiro. No entanto, a medida vale apenas para usuários do cartão Via Feira. A decisão saiu no mesmo decreto que autorizou a gratuidade no primeiro turno. Na época, inclusive, o transporte coletivo foi reforçado com 32 ônibus extras. A gratuidade vale das 5h às 20h.
Lauro de Freitas
A prefeitura de Lauro de Freitas, que também liberou a gratuidade da passagem no primeiro turno, já anunciou que os passageiros não vão pagar para utilizar os ônibus urbanos no dia de votação. Só não foram divulgados ainda detalhes.
Contudo, no primeiro turno, a permissionária Transporte Complementar de Lauro de Freitas (Translauf) fez o transporte gratuito dos eleitores das 7h da manhã às 18h, com 50 micro-ônibus para todos os bairros do município.
Jequié
O mesmo decreto que permitiu a gratuidade da passagem primeiro turno já previa que, em caso de segundo turno, não fosse cobrada a tarifa novamente. Dessa forma, está confirmada a gratuidade no domingo no município. Na cidade, a liberação acontece de 6h às 18h.
Vitória da Conquista
A prefeitura de Vitória da Conquista também anunciou transporte público gratuito no domingo. A administração só não divulgou ainda detalhes sobre as linhas, e disse que ainda decidirá o formato. A decisão saiu após determinação do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA).
Leia mais sobre Eleições 2022 no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias.
Veja também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!