A pesquisa Ipec encomendada pela Globo e divulgada na segunda-feira (12) apontou que 37% dos eleitores brasileiros se identificam como de centro, 35% com a direita e 26% com a esquerda.
O instituto, ex-Ibope, pediu que os eleitores se classificam de 0 (completamente de esquerda) a 10 (completamente de direita). Após essa dinâmia, 23% dos entrevista se identificaram completamente com a direita e 15% completamente com a esquerda.
Leia também:
Outro cenário pesquisado pelo Ipec foi de conversadores e proguessistas. O instituto pediu que os os eleitores se classificassem como conservadores ou progressistas. Os que se consideram completamente conservadores ou tradicionais são 27%, enquanto os que se classificam como completamente modernos ou progressistas são 23%.
Nesta pergunta, o Ipec pediu para que os eleitores se classificassem de 0 (completamente conservador) a 10 (completamente progressista), levando em consideração questões como “igualdade entre homens e mulheres, orientação sexual ou os papéis de cada membro da família”.
Os que ficaram do lado mais conservador, de 0 a 4, somaram 43%, contra 38% dos que ficaram do lado mais liberal, de 6 a 10. Outros 17% marcaram a opção que fica exatamente no meio, entre o conservadorismo e o progressismo. Os que não sabem ou não responderam foram 2%.
A pesquisa ouviu 2.512 pessoas entre 9 e 11 de setembro em 158 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%.
Leia mais sobre Eleições 2022 em iBahia.com e siga o Portal no Google Notícias.
Veja também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!