icone de busca
iBahia Portal de notícias
ELEIÇÕES 2022

Quem é Padre Kelmon, candidato à presidência que protagonizou trocas de ofensa no debate

Kelmon é natural de Acajutiba, na Bahia; originalmente, ele não seria candidato, mas acabou herdando a vaga de Roberto Jefferson

foto autor

Redação iBahia

30/09/2022 às 9:15 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

				
					Quem é Padre Kelmon, candidato à presidência que protagonizou trocas de ofensa no debate
Foto: Reprodução

Kelmon Luis da Silva Souza, de 45 anos, conhecido Padre Kelmon, é candidato à presidência da República pelo PTB (Partido Trabalhista Brasileiro). Durante a participação no debate da TV Globo, na quinta-feira (29), o religioso protagonizou trocas de ofensas com outros candidatos, como o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Soraya Thronicke (União Brasil).

Padre Kelmon é natural de Acajutiba, na Bahia, e tem 45 anos. Originalmente, ele não seria candidato, mas acabou herdando a vaga de Roberto Jefferson, também do PTB, na disputa à presidência.

Leia também:

O candidato já foi filiado ao PT e usar o canal do YouTube para denunciar a "Islamização" e a "Perseguição" aos cristão no Brasil.

Padre ou não?
Durante o debate da TV Globo, Padre Kelon foi chamado de "padre de festa junina" por Soraya Thronicke, que também perguntou se ele não teria "medo de ir para o inferno", após não dar "extrema-unção" a alguma das 686 mil vítimas da COVID-19 no Brasil.

O candidato rebateu Soraya e disse que ela o desrespeitou por "não saber o valor de um sacerdote". "É aquele homem que se dedica à vida do pobre e serve no altar a Jesus Cristo. O povo brasileiro sabe disso, mas a senhora desconhece. Sabemos da importância do zelo pelo ser humano, onde a verdade é primordial. É preciso valorizar e respeitar as pessoas que estão neste país ajudando a construí-lo".

No entanto, segundo uma nota publicada no dia 14 de setembro, Kelmon Luís não é membro da Igreja Ortodoxa. O texto é assinado por Dom Tito Paulo George Hanna, arcebispo da Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia do Brasil.

"Chegou ao nosso conhecimento que muitos cidadãos têm questionado membros da nossa igreja a respeito de um candidato à Presidência da República pelo PTB que se autodenomina como Padre Kelmon, utilizando insígnias de nossa tradição, sobre a veracidade de seu vínculo à nossa Igreja".

"Diante disso, esclarecemos que, em pleno respeito, mas também gozando da mesma liberdade de pensamento, consciência e religião prevista no 18º artigo da Declaração dos Direitos Humanos e no artigo 5º da Constituição Federal do Brasil, o referido candidato não é membro de nossa Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia do Brasil em nenhuma de suas paróquias, comunidades, missões ou obras sociais".

A nota diz ainda que Kelmon nunca foi seminarista ou membro do clero da Igreja em nenhum dos três graus da ordem, seja no Brasil ou em outro país.

Durante as aparições públicas, Kelmon utiliza vestimentas tradicionais da igreja.

Leia mais sobre Eleições 2022 no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias.

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Eleições 2022