Leia também:
Nesta sexta-feira, dia 18 de agosto, se comemora o Dia do Estagiário. Segundo informações do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), o Brasil conta com mais de 2 milhões de profissionais nessa modalidade e essa estatística demonstra a importância do estágio como oportunidade de ingresso no mercado de trabalho.
Andrea Vieira, consultora de Recursos Humanos e de Carreira, explica que se tornar estagiário é uma ótima oportunidade de estar em contato com bons profissionais, de estar dentro da área de atuação ainda estudando e de captação de conhecimento prático antes da contratação em si.
"A transição de estagiário para contratado é um objetivo muitas vezes almejado e pode ser realizada de forma estratégica e comprometida. É fundamental que o estagiário continue entregando um trabalho de alta qualidade e mantendo uma atitude positiva. Demonstrar comprometimento e dedicação ao longo do estágio é fundamental. Mostrar interesse em assumir responsabilidades adicionais ou participar de projetos desafiadores também despertam o interesse da empresa por este profissional”, disse ela em entrevista ao iBahia.
Rafael Valença, engenheiro de produção, começou como estagiário em 2016 na Raymundo da Fonte e foi contratado logo que se formou em 2018. Ele disse que quando chegou no setor de estágio foi logo apresentado às rotinas, projetos em andamento e ao projeto dele de estágio.
“Sem dúvidas foi uma experiência única e enriquecedora profissionalmente, tanto pelas pessoas como pela valorização como profissional e a troca de conhecimentos, a qual levou à minha contratação”, conta Rafael. O engenheiro de projetos da indústria deixa a dica: absorvam todo o conhecimento sem pestanejar e vistam a camisa da empresa que entrarem.
Como ser um bom estagiário?
A consultora de carreiras faz um alerta: estar aberto a receber feedback sobre seu desempenho e buscar melhorar com base nas sugestões recebidas também é muito importante. Essa é uma dica que Caio Melo, engenheiro químico, que hoje atua como Analista Sênior de Inovação e Desenvolvimento de Novos Produtos da IRRF também traz: seja uma pessoa curiosa!
“Buscar compreender além daquilo que está no seu cotidiano, ter uma visão holística das áreas, das pessoas, dos processos e da fábrica como um todo, para encontrar como melhor contribuir com o desenvolvimento do nosso grupo. Muito importante também, não tenha medo de perguntar! Conte com as pessoas que estão com você para questionar, entender e aprender. É completamente normal não saber sobre uma máquina, um processo ou uma atividade”, ressalta o engenheiro ao iBahia.
Está em busca de estágio? Anota as últimas dicas da consultora Andrea Vieira:
- Use sua rede de contatos. Conexões podem levar a oportunidades de estágio não anunciadas publicamente.
- Utilizem plataformas como LinkedIn e sites de emprego para buscar oportunidades. Mantenham sempre os seus perfis atualizados e sigam empresas de seus interesses.
- Preparem-se para as entrevistas, estejam prontos para responderem perguntas sobre suas experiências, habilidades e motivações.
- Aprendam habilidades que são valorizadas no mercado, como comunicação, resolução de problemas e trabalho em equipe.
Como conseguir uma vaga?
Recentemente, o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) promoveu o "Novo Momento CIEE", uma maratona de vagas que ofereceu mais de 11,2 mil oportunidades de estágio e jovem aprendiz em todo o país. Vale ficar atento ao site do centro. Além disso, há oportunidades no NUBE e do IEL.
Outro ponto importante é acompanhar as discussões em torno dos vários projetos de lei que estão sendo discutidos, mas a atual Lei de Estágio foi criada em 1977 e só teve uma mudança em 2008 (Lei 11788/08). Logo, podemos dizer que todo estagiário tem direito a Bolsa-auxílio, ao Auxílio transporte e deve cumprir 6 horas de estágio (com intervalo).
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!