Qualquer profissional, vendedor ou empreendedor, independentemente de seu segmento de mercado, precisa sempre trabalhar, levando em consideração 3 categorias básicas, e, ao mesmo tempo, fundamentais, dos estudos do marketing, que são: o marketing pessoal, o marketing de produto e o marketing institucional.
O marketing pessoal somos nós; o marketing de produto são os produtos e serviços da empresa; e o marketing institucional é a imagem da empresa.
Essa tríade forma uma gestão de marketing, ou uma inteligência/consciência de marketing. Pois, nesta composição, há uma ‘’brilhante equação’’, muito eficaz, para quem busca resultados de curto e de longo prazo para o seu negócio.
Em termos de marketing pessoal, antes de um cliente comprar qualquer produto ou serviço com um vendedor, ele precisa comprar, primeiramente, a sua imagem. Se o cliente não comprar a imagem do vendedor, ele não comprará produtos ou serviços com ele.
A primeira coisa que vendemos sempre em nossa vida é a nossa imagem (marketing pessoal). Quando vendemos bem a nossa persona para o cliente, aí sim, damos o primeiro passo para lhe vender alguma coisa. Entretanto, quando vendemos bem a nossa imagem e o produto ou serviço (marketing de produto), naturalmente, vendemos, também, ‘’neste pacote’’, a imagem da empresa (marketing institucional). A imagem da empresa é vendida pela boa performance do vendedor ou empreendedor e dos produtos ou serviços que são comercializados.
O marketing pessoal, por exemplo, é praticado desde o momento em que prospectamos nosso cliente, atendemos, negociamos, fechamos e fazemos o pós-venda; já o marketing de produto acontece quando apresentamos bem as qualidades do produto ou serviço e quando as necessidades do cliente são bem atendidas por tais benefícios. Desta forma, a imagem da empresa/negócio se torna, espontaneamente, positiva na mente do seu público-alvo.
Se houver, ainda, investimento publicitário, tanto para o marketing do produto quanto para o da empresa/marca, estas ações, em sinergia com bons atendimentos, podem ajudar muito no crescimento de vendas e na consolidação da imagem/marketing institucional da empresa/negócio.
Embora possa não parecer, nessa tríade, o marketing pessoal é a base mais importante de todo o processo. Pois, mesmo em uma era tecnológica, nós ainda somos a diferença. Não são as pessoas que são feitas de empresas, mas sim as empresas que são feitas de pessoas. O ser humano ainda é o melhor representante comercial que um negócio pode promover ao seu cliente e ao mercado. Neste contexto, um bom profissional, com bons produtos e serviços, formam, em curto prazo, grandes negócios e, a longo prazo, uma grande empresa.
Portanto, um excelente marketing pessoal, de produto e institucional.
Veja também:
Leia também:
AUTOR
Redação iBahia
AUTOR
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade