icone de busca
iBahia Portal de notícias
ENTRETENIMENTO

A Biblioteca Pública do Estado da Bahia (Barris) promove palestra sobre Produtos Audiovisuais e a Acessibilidade

foto autor

28/04/2010 às 14:26 • Atualizada em 29/08/2022 às 5:36 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

A Biblioteca Pública do Estado da Bahia (Barris) promove nesta quinta-feira, dia 29, às 15h, palestra com o tema Os Produtos Audiovisuais e a Acessibilidade, com a pedagoga Iracema Vilaronga. O evento tem o objetivo de discutir a exclusão de pessoas cegas de assistir a um filme no cinema, um programa de TV, uma peça de teatro ou um espetáculo de dança em sua forma mais completa, ou seja, tendo acesso à narrativa visual destes produtos audiovisuais. Aos interessados no assunto devem se digerir a Sala Luiz Orlando, no 3º andar da Biblioteca Pública. Entrada franca.

A audiodescrição é um recurso de tecnologia assistiva que permite a inclusão de pessoas com deficiência visual junto aos produtos audiovisuais. O recurso consiste na tradução de imagens em palavras. É, portanto, também definido como um modo de tradução audiovisual intersemiótico, onde o signo visual é transposto para o signo verbal. Essa transposição caracteriza-se pela descrição objetiva de imagens que, paralelamente e em conjunto com as falas originais, permite a compreensão integral da narrativa audiovisual. Como o próprio nome diz, um conteúdo audiovisual é formado pelo som e pela imagem, que se completam. A audiodescrição vem então preencher uma lacuna para o público deficiente visual.

A palestrante - Iracema Vilaronga é graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB (2002), especializada em Educação com concentração em educação Especial pelo Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão (2004), especializada em Educação especial na Perspectiva da Educação Inclusiva pela UNEB (2007) e mestranda em Educação e Contemporaneidade pela mesma Universidade. É professora da Rede Municipal de Salvador e Consultora na área de Educação Inclusiva e acessibilidade. Tem experiência com projetos comunitários para inclusão social de pessoas visualmente limitadas. Há treze anos, desenvolve projetos educativos no Instituto de Cegos da Bahia, com crianças, jovens e adultos.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Mais em entretenimento