icone de busca
iBahia Portal de notícias
ENTRETENIMENTO

Aprenda como fortalecer as panturrilhas

Rodrigo Poli, professor e instrutor de Educação Física, explica que a região ainda é responsável pela postura e equilíbrio

foto autor

Redação iBahia

07/01/2021 às 9:45 • Atualizada em 27/08/2022 às 1:26 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
A panturrilha tem papel fundamental no nosso organismo, principalmente no processo de
circulação sanguínea. Por isso, de acordo com Rodrigo Poli, professor e instrutor de Educação Física do Centro de Qualidade de Vida (CQV) de São Paulo, é importante fortalecer essa musculatura. As informações são do portal Taeq.
Essa região ajuda parte do nosso sangue que já circulou pelo corpo - conhecido como sangue venoso - a voltar para o coração. Depois de circular pelos membros inferiores, elas reconduzem o sangue em direção ao coração, cerca de 100ml a cada minuto,
Rodrigo explicou que a panturrilha ainda é responsável pela postura e equilíbrio. A musculatura da panturrilha, assim como outros músculos das pernas, está constantemente contraída para estabilizar os joelhos, o que nos permite ficar em pé, caminhar, etc. "Ela também atua na estabilização de todo o corpo durante atividades de equilíbrio para suporte de peso", acrescenta o especialista.
Atividades como musculação e caminhada ou corrida são indicadas para trabalhar e tonificar esses músculos. "Elas são atividades interessantes para o trabalho na panturrilha, pois na passada a musculatura é exercitada, e se você quiser evoluir ou dificultar um pouco o trabalho nessas atividades, basta caminhar ou correr em terreno mais íngreme", orienta Rodrigo.
O ideal é fazer exercícios regulares, mas em casos de pessoas que optarem por exercícios de força é bom praticar em dias alternados para não forçar a musculatura.
O profissional garante que até quem não tem muito tempo para fazer exercícios pode exercitar essa região de casa mesmo. "A pessoa deve se apoiar em algum lugar com as mãos, pode ser a parede ou uma mesa, em seguida manter os pés paralelos e elevar o corpo ficando na ponta dos pés, depois descendo lentamente. É interessante repetir isso 15 vezes em 4 ou 5 series".

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em entretenimento