|
---|
Calasans Neto é conhecido mundialmente pelas suas gravuras |
O livro biográfico 'Calasans Neto - O Gravador de Itapuã' (190 pág.), do escritor e jornalista Marcos Navarro, foi relançado sexta-feira(20), num local especial: a Casa da Música de Itapuã, atendendo a uma sugestão da viúva do artista, Auta Rosa, que contou ao autor que o marido, morto em 2006, gostaria de ver o lançamento no lugar que o inspirou. O primeiro lançamento do livro ocorreu em dezembro de 2010. A biografia de Calasans Neto integra a Coleção Gente da Bahia, editada pela Assembleia Legislativa da Bahia.
Calasans Neto - Artista regional, enraizado e apaixonado pela temática baiana, Calasans é reconhecido internacionalmente pelas suas gravuras. No entanto, começou estudando pintura no ateliê de Genaro de Carvalho, para somente depois passar para a gravura, em metal, que estudou com Mário Cravo na Escola Nacional de Belas Artes da Bahia; mas foi na madeira que sua obra chegou à máxima expressão.
|
---|
Suas obras falam da Bahia e resgata a tradição das gravuras nordestinas |
Suas gravuras tem como tema a Bahia e seus mitos, e parecem tentar resgatar a tradição das gravuras populares do nordeste. Calasans pintou várias séries retratando a praia de Itapuã a partir de 1974, mas em toda a sua obra podemos encontrar sóis, peixes, cabras, o mar, o farol, o povo, sempre carregados da luminosidade baiana tão difícil de representar na madeira - e que acabam tornando a própria matriz em uma obra de arte acabada. Na década de 80, Calasans retomou a pintura, tão diferente da sua gravura quanto importante. Quadros coloridos onde o homem não aparece, mas onde se pode ver a representação dos mitos de Calasans de uma maneira mais viva e pungente.