Entre os dias 21 e 23 de setembro, a cidade de Ilhéus abriga o 3º Encontro Baiano de Museus. Com o tema "Museu, Território e Inclusão Sociocultural", esta edição do evento discute políticas públicas que levem ao desenvolvimento e a melhoria do setor museológico, além de promover a troca de experiências entre profissionais da área.
Nos três dias do encontro, diversos temas como inclusão sociocultural, acessibilidade e desenvolvimento comunitário entram em pauta. Além de palestras, serão realizados minicursos, reunião das Redes de Educadores em Museus e da Rede de Técnicos de Museus Universitários. O primeiro dia do encontro será dedicado à Conferência Setorial com a escolha dos delegados que irão representar os museólogos baianos na Conferência Estadual de Cultura.
A abertura do evento acontece na quarta-feira (21), às 8h30, no Teatro Municipal com a participação do secretário de Cultura do Estado da Bahia, Albino Rubim, do prefeito de Ilhéus, Newton Lima, do diretor-geral do IPAC, Frederico Mendonça e da diretora de Museus, Maria Célia Moura Santos.
Entre os palestrantes, o presidente do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), José do Nascimento Junior, o superintendente de Cultura e Desenvolvimento Territorial do Estado, Adalberto Santos, o professor José Claudio Alves de Oliveira, da Universidade Federal da Bahia, e a convidada internacional do encontro, a museóloga mexicana Miriam Arroyo. Com larga experiência na área de museus e escolas comunitárias, ela falará sobre "Museu, Território e Inclusão Sociocultural".
O encontro movimenta diversos espaços de Ilhéus, como a Academia de Letras, a Casa Jorge Amado, o Memorial Misael Tavares, o Teatro Municipal, além da praça Pedro Mattos, onde serão realizadas diversas atividades culturais. Para conferir a programação completa, clique aqui.
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade