icone de busca
iBahia Portal de notícias
ENTRETENIMENTO

Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger anuncia resultados

Em sua quinta edição, o concurso premia os fotógrafos André Penteado (SP), André Hauck (MG) e Letícia Lampert (RS), dentre 317 propostas inscritas

foto autor

24/04/2013 às 11:37 • Atualizada em 02/09/2022 às 6:06 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
O paulista André Penteado venceu a categoria principal do prêmio com a série 'O Suicídio do Meu Pai'
Em meio às 317 propostas inscritas, a Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), divulga o resultado do Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger 2012/2013, considerado um dos maiores concursos para trabalhos fotográficos do Brasil. Os venmcedores da premiação são os fotógrafos André Penteado (SP), André Hauck (MG) e Letícia Lampert (RS). Nesta quinta edição, o certame vai distribuir R$ 120 mil em três categorias. Na categoria principal, 'Livre Temática e Técnica', o selecionado foi André Penteado, de São Paulo, com o trabalho O Suicídio de Meu Pai. Em 'Fotografia Documental', André Hauck, de Minas Gerais, venceu com a série Desvios. Em 'Trabalhos de Inovação e Experimentação na Área de Fotografia', o prêmio ficou para Letícia Lampert, do Rio Grande do Sul, com o ensaio Conhecidos de Vista. O resultado da seleção, com as listas finais de classificação e suplentes, está disponível no site da FUNCEB.
O mineiro André Hauck levou o prêmio na categoria 'Fotografia Documental'
Foi contabilizado um recorde de inscritos para esta edição. Foram 317 propostas – quase três vezes mais que os 109 do biênio 2010/2011 –, de 19 estados de todas as regiões brasileiras e do Distrito Federal. Esta edição também marcou uma ampliação significativa do Prêmio, reforçando seu papel no intuito de incentivar, divulgar e valorizar a produção fotográfica brasileira.
A gaúcha Letícia Lampert levou o prêmio na categoria 'Trabalhos de Inovação e Experimentação na Área de Fotografia'
A comissão de seleção foi formada pelo artista premiado Dirceu Maués, nascido em Belém (PA) e radicado em Brasília (DF), o fotógrafo Emanoel Castro Oliveira, natural de São Miguel das Matas (BA), o diretor do Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA) Marcelo Rezende, paulista residente em Salvador, o fotógrafo Pedro David, de Santos Dumont (MG), e o professor, pesquisador e fotógrafo Rodrigo Rossoni, nascido em Aracruz (ES), residente em Salvador.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em entretenimento