icone de busca
iBahia Portal de notícias
ENTRETENIMENTO

Saiba sobre a importância da educação alimentar aos bebês

Ingrid Dragone explica que certos alimentos comprometem a saúde infantil

foto autor

08/03/2016 às 11:30 • Atualizada em 26/08/2022 às 20:27 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
Blog Essa Mãe por Ingrid Dragone
Minha mãe criou todo mundo lá em casa (eu e minhas duas irmãs) tomando suco da fruta, feito na hora das refeições. A merendeira da escola também ia assim, com a garrafinha térmica cheia de laranja ou maracujá. Lembro que a gente nem gostava de refrigerante, que só aparecia em casa em dias de festa ou aniversário e, mesmo assim, por causa dos convidados. O famoso suco Tang a gente só conhecia de ver os vizinhos consumindo. Admiro a educação alimentar que recebemos na infância e quero fazer o mesmo com meus filhos, ou seja, diferente de muitas famílias "modernas". Você sabia que hoje mais de 30% das crianças consomem refrigerante ou suco artificial antes dos dois anos de idade? A informação é do Ministério da Saúde.
Foto: Daniel Queiroz
Diante de dados lamentáveis como esse, comemorei a recente decisão da Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas não Alcoólicas (Abir) de recomendar aos fabricantes de refrigerantes e sucos artificiais a suspensão de propaganda direcionada para crianças até 12 anos de idade. Assim, as indústrias ligadas à Abir estarão seguindo a tendência mundial de tentar frear os índices de obesidade infantil.
Acho que deve estar realmente na mão dos pais escolher que tipo de alimento os filhos devem consumir. Crianças não podem ser influenciadas por campanhas cheias de cor, efeitos especiais, trilhas sonoras infantis e desenhos animados a comprar na barraca de revistinha em quadrinhos aquela pet em miniatura, por exemplo, para ter uma tarde "mais divertida". Assim como sempre achei errado a lanchonete da dieta do palhaço vender combos nada saudáveis juntamente com lindos brinquedos. Detalhe: comi um sanduíche desse tipo pela primeira vez aos 16 anos!
Já ouvi muita gente dizer que é inevitável que os filhos um dia experimentem esse ou qualquer outro tipo de alimento prejudicial à saúde, justamente por eles não estarem isolados de outras crianças com esse hábito. Contudo, acredito que nós, pais, podemos ser agentes transformadores dessa situação, mostrando aos nossos pequenos e até aos filhos dos nossos colegas, amigos e familiares, através do exemplo, que alimentos saudáveis também são gostosos.
Obviamente, a praticidade dos alimentos prontos e a correria nos dias atuais pesam na hora de preparar as refeições da família. Em um dia muito puxado, poderá surgir na mesa do almoço um macarrão instantâneo, mas a saída emergencial não deve virar rotina. Precisamos pensar que nossas escolhas vão trazer benefícios a médio e longo prazo. Sem julgamentos, a ideia aqui é alertar e, principalmente, incentivar! Vamos espremer as laranjinhas para nossos filhotes e servir tudo com amor em copos coloridos!

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em entretenimento