É comum acreditar que, quanto mais vezes se treina, mais rápido os resultados serão vistos. Isso é parcialmente verdade, afinal é importante ir com certa frequência para a academia. No entanto, o tempo de descanso também é importante nesse processo de hipertrofia. Para isso, é importante periodizar o treino.
Daniel Cohen, atleta e fundador da rede de lojas e-commerce Mundo Maromba, explica que a periodização nada mais é que definir diferentes estímulos e metas a serem atingidas em um determinado espaço de tempo. “A estratégia evita que o aluno fique com o treino e os objetivos estagnados, ou seja, é basicamente a organização das etapas de preparação de um atleta, uma espécie de calendário”.
A necessidade dessa troca de estímulos é facilmente exemplificada em treinos cotidianos, como, por exemplo, quando começa-se a praticar agachamentos. De início, o exercício causa um enorme desconforto, mas com o passar das semanas o corpo acaba se acostumando ao movimento. “Quando isso acontece é hora de alterar a dinâmica para que os resultados continuem visíveis, além disso a técnica é eficiente na prevenção de lesões e no chamado overtraining, quando o indivíduo faz mais exercícios do que é capaz”, aponta.
A periodização é definida em ciclos. O primeiro deles o macrociclo, que consiste nos objetivos gerais do aluno ou atleta e dura em média um ano. “Dentro desse macrociclo é definido o mesociclo, onde são estabelecidos os tipos de treino, como força e hipertrofia, que devem ser atingidos de quatro a 12 semanas”, esclarece Daniel. Por fim, ainda há o microciclo, que são objetivos em curto espaço de tempo, no geral de uma a quatro semanas.
Para montar esse cronograma é importante a orientação de um profissional de educação física, que construirá as metas junto ao aluno, como um responsável por definir estratégias e metodologias a curto, médio e longo. “Apesar de ser fundamental para o sucesso do treinamento, a periodização só funciona se realizada em paralelo a outras medidas como alimentação adequada, boas noites de sono e dias de descanso”, elucida.
Segundo Daniel Cohen, a planificação além de um método eficiente, é um estilo de vida com um objetivo definido e por isso também é preciso preparo mental para colocá-los em prática. “Não adianta entrar no piloto automático e acreditar que treinar de forma indiscriminada o fará atingir o corpo que deseja, é preciso ser racional, estratégico e respeitar às características do corpo para que a evolução seja adequada”.
Veja também:
Leia também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!