icone de busca
iBahia Portal de notícias
ESPECIAIS

Aprenda a parar de tocar o rosto e ajude a prevenir o coronavírus

Veja quatro dicas para acabar com essa mania e ajudar a dimunir a proliferação da doença

foto autor

Redação iBahia

21/03/2020 às 10:30 • Atualizada em 31/08/2022 às 14:07 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
Durante o dia, colocamos a mão em diversas superfícies que podem estar contaminadas e, sem perceber, levamos ao rosto. No entanto, com o crescimento acelerado no número de casos do coronavírus no Brasil, parar de tocar no rosto é uma medida mais do que essencial. Não sabe como fazer isso? Veja quatro dicas para acabar com essa mania e ajudar a dimunir a proliferação do coronavírus.
Foto: reprodução
1-Ande sempre com uma caixa de lenço de papel
De acordo com uma matéria publicada pelo The New York Times e divulgada pela Folha, é necessário ter sempre lenços de papel em mãos. Caso sentir vontade de coçar o nariz ou colocar a mão para ajustar o óculos, faça isso sempre com lenços.
Caso você sinta vontade de espirrar e não possui esse objeto, dirija o espirro para o cotovelo e jamais para as maõs. Isso evita contaminar pessoas ao seu redor.
2- Fique atento a gatilhos
Durante esse período, é essencial ficar atento a comportamentos compulsórios para traçar problemas e a partir daí, tomar medidas efetivas. Ao The New York Times, o médico Justin Ko deu uma alternativa para quem possui o hábito de levar mãos à boca e ao nariz.
"De forma semelhante, embora máscaras não sejam muito efetivas para prevenir a transmissão de vírus, elas podem ser bastante úteis ao oferecer uma barreira física", explicou.
Uma outra sugestão é fazer uso de bilhetes em post its e espalhar pela casa para lembrar de não repetir essas manias.
3- Mantenha suas mãos ocupadas:
Segundo a matéria, manter as mãos "atarefadas com uma bola de exercícios ou outros objetos pode diminuir a quantidade de toques no rosto.
Uma outra dica é usar um sabote ou loção perfumada , pois, ao levar as maõs na face, você sentirá o cheiro e terá consciência do ato.
4- Evite o stress
Ao The New York Times, o professor de psiquiatria Stew Shankman afirmou que o stress afeta o sistema imunológico e, quanto mais irritada uma pessoa está, menor é a capacidade do corpo combater infecções.
"As pessoas devem tentar reduzir seu estresse em termos gerais, em vez de se preocuparem obsessivamente com aquilo que tocam" , explicou o especialista.
Também é recomendado fazer meditação e exercicios de "mindfulness".

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Especiais