As medidas de restrição aplicada pelo Governo do Estado resultaram na diminuição da taxa de contaminação. A antecipação dos feriados do São João e Independência da Bahia para os dias 25 e 26 de maio, respectivamente, foi avaliada como positiva pelo governo, com a taxa de contaminação caindo para 4% na Bahia. O objetivo agora, de acordo com o governo, é chegar a um patamar de 2,5% a 3%.
Além da diminuição da contaminação, na última semana de maio a Bahia se manteve por quatro dias com a estatística de pacientes ativos sem crescer, o que foi considerado um avanço pelas autoridades
Toque de recolher
Entre as medidas restritivas, o toque de recolher foi implementado na cidade de Jequié, inicialmente anunciada pelo governador no dia 15 de maio, foi ampliada até o dia 7 de junho.
O objetivo é diminuir a circulação de pessoas nas ruas da cidade e assim provocar uma queda na velocidade de disseminação do novo coronavírus. Estão proibidas durante o período a circulação de pessoas e qualquer atividade comercial, com exceção de farmácias, das 17h às 5h.
Suspensão de transportes
Para evitar a transmissão do coronavírus entre municípios, já são 264 os municípios com transportes intermunicipais suspensos, o que significa que estão suspensas a circulação, a saída e a chegada de qualquer transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans, em municípios com casos confirmados de coronavírus em um intervalo inferior a 15 dias. O decreto foi prorrogado pelo governador até 21 de junho.
Outras medidas
Ainda estão mantidas, até o dia 21 de junho, as restrições eventos e atividades com a presença de público superior a 50 pessoas, ainda que previamente autorizados, que envolvem aglomeração de pessoas, tais como: eventos desportivos, religiosos, shows, feiras, circos, eventos científicos, passeatas e afins, bem como aulas em academias de dança e ginástica.
Além disso, zoológicos, museus, teatros seguem fechados e jogos de futebol seguem sem autorização para acontecer.
As aulas nos ensinos públicos e privados em todo estado também seguem suspensas até o dia 21 de junho.
Veja também:
Leia também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!