São pequenas atitudes, que com certeza você já foi orientado a fazer, mas que são essenciais que coloquemos em prática. Confira:
- Saia de casa somente se necessário
Muitas pessoas precisam sair de casa para trabalhar ou outras atividades essenciais, ficando expostas ao vírus, e são nesses casos que os cuidados devem ser redobrados.
Eles começam antes de sair de casa, fazendo um check-list dos itens essenciais, como álcool em gel, máscara e uma máscara extra, caso vá passar muito tempo fora.
- Use máscara corretamente
O objeto de proteção é essencial na luta contra o coronavírus. Se todos usarem máscara, a probabilidade de infecção pelo novo coronavírus é diminuída. No entanto, é preciso que ela seja usada corretamente.
Não tire ou abaixe a máscara na hora de falar. Se fizer isso, você estará perdendo a sua proteção e também a proteção do outro que está te ouvindo, uma vez que a barreira será eliminada. O ideal é não tocar na máscara após colocá-la. Para colocar e retirar o objeto, esteja sempre com as mãos higienizadas.
- Higienize suas mãos sempre
A higienização das mãos é a medida mais antiga, barata e eficaz para evitar infecções e com o novo coronavírus não é diferente.
Esse simples ato, que deve se tornar um hábito, impede o risco de transmissões cruzadas de microorganismos. A lavagem deve ser feita com água e sabão ou álcool 70% sempre que houver contato com superfícies ou pessoas.
Mesmo com as mãos higienizadas, crie o hábito de evitar colocar a mão no olho, na boca ou no nariz.
- Mantenha o distanciamento social
A gente sabe que ficar sem um abraço, uma reunião de família ou amigos, uma festa, especialmente nessa época do ano é difícil, mas o distanciamento social segue sendo uma das principais maneiras de prevenção.
Não podemos relaxar e devemos continuar mantendo a distância de 1,5 a 2 metros das pessoas e sempre dar preferência a locais pouco movimentados e ao ar livre.
- Se informe bem
Estar bem informado é essencial na luta contra a pandemia do novo coronavírus. Saiba identificar fake news e não as compartilhe. Antes de passar adiante uma informação, tenha certeza que ela procede – analise se o site em que está publicado é, de fato, confiável. Além disso, procure canais oficiais para se informar.
Especialmente na pandemia, é essencial evitar esse tipo de disseminação que pode prejudicar a luta contra o vírus.
Veja também:
Leia também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!