icone de busca
iBahia Portal de notícias
ESPECIAIS

Confira como funciona a transferência externa entre faculdades

Políticas e regulamentos das vagas para estudantes externos são definidas pelas próprias instituições

foto autor

Redação iBahia

15/06/2020 às 11:57 • Atualizada em 28/08/2022 às 13:53 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
Oferecimento
Ingressar em uma faculdade é um sonho de muitos e uma decisão que começa a definir o futuro profissional. No entanto, nem sempre a convicção da escolha se mantém durante todo o período do curso. É comum que estudantes não se identifiquem com o curso no meio do caminho, percebam que têm mais vocação para outra coisa, desejem colocar em prática um sonho que ficou para trás por algum motivo, passem por mudança de endereço, dificuldades financeiras ou simplesmente queiram mudar de faculdade. Para essas pessoas, a transferência externa é a opção.

Como o nome sugere, a transferência externa é uma mudança de uma instituição para outra mantendo ou não o mesmo curso. Nesse caso, as políticas e regulamentos das vagas para estudantes externos são definidas pelas próprias instituições. É fundamental que existam vagas disponíveis para o curso que você deseja e, por isso, é preciso consultar o regulamento da instituição que você pretende ingressar para saber sobre provas, períodos, cursos disponíveis e taxas de inscrição.

No entanto, o processo ainda pode assustar os estudantes pelo medo de se “atrasar” na faculdade, com a possibilidade de não aproveitar as matérias já cursadas e ter que começar todo o processo do zero. Esse problema não existe na Estácio, por exemplo. A instituição aceita todo o histórico curricular do estudante no momento da transferência, ou seja, pode reaproveitar as matérias que teve aprovação na outra faculdade.

Venha para Estácio

Se você está em busca de uma mudança de faculdade ou de curso, a Estácio pode ter a oportunidade que você está esperando. Até o dia 26 de junho, através da campanha ‘Venha para a Estácio’, a instituição está com inscrição aberta para transferência externa para cursos de graduação presencial ou à distância.

Quem se inscrever neste período, terá descontos que variam de 55% a 70%, conforme regulamento.

Passo a passo para transferência

1 – Inscreve-se através do portal da instituição;

2 – Pagamento da matrícula: após a inscrição, o valor é de R$ 49,90 no primeiro mês através de boleto bancário ou cartão de crédito;

3 – Entrega de documentos e matrícula: para realizar a matrícula, é necessário apresentar fotocópias da identidade, do CPF, do Histórico da Instituição de Origem, do Plano de ensino da Instituição de ensino de origem, do Comprovante de conclusão do ensino médio (Diploma, OU, Certificado de conclusão, OU, Histórico escolar) e da Declaração de Regularidade junto ao ENADE.

Além disso, junto do envio dos documentos, o coordenador fará uma análise das disciplinas que poderão ser aproveitadas. Todo processo poderá ser acompanhado através do Portal do Candidato.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Especiais