icone de busca
iBahia Portal de notícias
ESPECIAIS

Dicas para aproveitar as festas juninas sem sair (muito) da dieta

Dica para não errar na hora de escolher entre as opções do banquete junino é evitar os produtos industrializados e ultraprocessados

foto autor

Redação iBahia

23/06/2018 às 11:03 • Atualizada em 27/08/2022 às 5:55 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

Junho, além de mês de Copa do Mundo, é também época de festas juninas. O arraiá inclui roupas caipiras, bandeirinhas coloridas e muita comida gostosa — o que é um desafio para quem quer se manter na linha.

— O sucesso da dieta ou da alimentação saudável ocorre com as mudanças de hábitos alimentares e de estilo de vida. Então, não é numa festa, consumindo mais calorias, que haverá um grande prejuízo. O que não pode acontecer é deixar que a alimentação das festas, que deve ser algo esporádico, tome conta da rotina — orienta Cintya Bassi, nutricionista do Hospital e Maternidade São Cristóvão.

Foto: Reprodução

A dica para não errar na hora de escolher entre as opções do banquete junino é evitar os produtos industrializados e ultraprocessados como a paçoca e a salsicha, assim como as comidas fritas e muito gordurosas.

— O ideal é optar por alimentos que foram feitos na hora, e não aqueles comprados e embalados para o consumo — indica a nutricionista Sarah Warkentin.

Um dos alimentos mais comuns e típicos das festas juninas é o milho. Ele pode ser consumido cozido, em bolos ou até em forma de pipoca.

— Esse grão não possui glúten, sendo apropriado para indivíduos celíacos (intolerantes à substância), e contém a tiamina, uma vitamina do complexo B importante para o funcionamento do sistema nervoso, dos músculos e do coração — explica Sarah.

O amendoim é outro produto que não pode faltar na mesa de um bom arraiá.

— Além da ajudar a reduzir o colesterol ruim (LDL) e aumentar o colesterol bom (HDL), nesse alimento também há fibras que auxiliam o funcionamento intestinal e prolongam a sensação de saciedade. Mas, pela alta densidade calórica e adição de sal, o amendoim deve ser consumido com moderação — alerta Cintya, que sugere uma receita de canjica light.

Receita de Canjica Light
Ingredientes: 250 g de milho para canjica; 3/4 xícara (chá) de leite em pó desnatado; 2 xícaras (chá) de leite desnatado; 1/2 xícara (chá) de adoçante granular; 1/2 vidro de leite de coco light; 1/2 colher (sopa) de margarina light; 2 canelas em pau; 2 cravos da índia.

Preparo: Numa tigela, coloque os grãos da canjica e cubra com água, deixando de molho por no mínimo 12 horas. Após, escorra a água e transfira a canjica para uma panela de pressão. Cubra com mais água, feche a panela e leve ao fogo alto para cozinhar. Depois de a panela começar a apitar, deixe em fogo baixo por mais 30 minutos. Desligue o fogo e deixe a panela esfriar, para então abri-la e verificar se a canjica está macia. Se estiver, retire-a da panela e escorra a água. Em outra panela, junte o leite desnatado, o leite em pó, o adoçante, o leite de coco, a canela e o cravo, misturando bem. Acrescente os grãos da canjica e mexa mais. Após, adicione a margarina e leve ao fogo em temperatura média, por cerca de 10 minutos, mexendo sempre. Retire do fogo e transfira para um recipiente. Pode ser servida quente ou gelada.

Arraiá mais saudável

Amendoim
É ser fonte de gorduras boas que contribuem para reduzir o colesterol ruim (LDL) e aumentar o colesterol bom (HDL). No entanto, é um alimento de alta densidade calórica, devendo ser consumido com moderação

Paçoca
É basicamente a mistura entre amendoim e açúcar, por isso não devem fazer parte de uma dieta habitual. Mas há versões light que oferecem, além do sabor, mais saúde ao organismo

Pipoca
A pipoca preparada em casa é um alimento benéfico, porque contém boa quantidade de fibras e ainda um pouco de vitamina A. Contudo, devemos evitar acrescentar temperos industrializados ou gorduras (margarina) na preparação

Doce de abóbora
A abóbora é um vegetal muito rico em nutrientes, mas com a adição de açúcar seu consumo deve ser moderado

Quentão
A bebida típica possui boas propriedades, como o gengibre, que entre outras coisas fortalece o sistema imunológico. Se possível, opte pela versão sem álcool, o que diminui a quantidade calórica, mas ainda assim deve ser consumido com moderação

Milho

É um cereal rico em carboidratos e outros nutrientes, como vitamina B1 e B2, vitamina E e fibras. Também apresenta dois importantes antioxidantes que contribuem para a saúde da visão: zeaxantina e luteína. Devemos evitar acrescentar sal e margarina ou manteiga.

Bolo de milho
O bolo de milho é mais um alimento que pode ser consumido, porém com moderação, já que possui açúcar e gordura

Pé de moleque
Mesmo caso da paçoca, o amendoim é um alimento nutritivo embora calórico, porém o pé de moleque é muito rico em açúcar. Por isso, deve ser evitado ou consumido com moderação

Bolo de fubá

O bolo de fubá possui baixo valor nutricional, portanto também deve ser consumido com moderação.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Especiais