O uso sem consciência da água prejudica o planeta e também o bolso do consumidor, que recebe em casa uma conta alta. Mas pequenas ações podem fazer com que a conta de água caiba no orçamento, começando pelo entendimento de como funciona o hidrômetro.
O hidrômetro é o aparelho que registra o consumo de água da residência. Com ele, é possível acompanhar o volume de água que está entrando na rede interna de um domicílio, assim como detectar possíveis vazamentos.
A Embasa, Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A., explica que a leitura do hidrômetro é realizada uma vez por mês, sempre no mesmo dia ou em datas próximas.
A leitura serve para registrar o valor indicado no marcador. Nele, aparecerão números pretos e vermelhos. Apenas os pretos são levados em consideração – o que indica a quantidade de água consumida em metros cúbicos.
Com a leitura atual em mãos, ela é subtraída da leitura obtida no mês anterior e é daí que sai o consumo mensal.
Saiba como evitar desperdícios e poupar o bolso
Torneiras pingando são um desperdício aparente, mas que muita gente não sabe como resolver. Com as torneiras da casa fechadas, analise se o hidrômetro está rodando. Se estiver, provavelmente há algum vazamento.
No banho, mantenha a torneira e chuveiros fechados enquanto ensaboa o cabelo ou o corpo. De acordo com a Embasa, banhos longos desperdiçam de 95 a 180 litros de água.
A mesma lógica serve para a hora de lavar a louça. E, se possível, use uma bacia para lavar alimentos.
Se você possui máquina de lavar, procure utilizá-la no máximo de sua capacidade para o nível de água que o aparelho disponibiliza.
As plantas não precisam ser regadas por uma mangueira. Um regador é suficiente para deixar as plantas verdes. Outra dica é regá-las ou pela manhã ou no final da tarde, quando a evaporação será menor e o consumo de água também, consequentemente.
Leia também:
Veja também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!