icone de busca
iBahia Portal de notícias
ESPECIAIS

Quarto de crianças: dicas e orientações para decoração

Quartos de criança merecem atenção especial e respeito às diferentes fases da infância.

foto autor

11/10/2013 às 14:35 • Atualizada em 02/09/2022 às 2:25 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
O nascimento de um bebê é a primeira etapa desse grande universo chamado criança. É certamente um grande evento para muitos pais. Todo o preparo é pensado de forma cuidadosa, afim de proporcionar conforto e segurança ao pequeno ou a pequena. Nesse momento, uma boa dica é consultar um profissional da área para orientar devidamente, em atenção aos itens de segurança e higiene. Para o quarto dos bebês, por exemplo, é importante atentar para os materiais a serem usados. De acordo com a arquiteta Ana Burity, da Fonseca & Burity Arquitetura, é importante que os elementos sejam laváveis para evitar o acúmulo de poeiras e outras sujeiras. “Podemos escolher os papéis de paredes que tem acabamento vinílico, evitar carpetes e tapetes e, os tecidos para cortinas devem ser leves, que possam ser retirados e facilmente lavados. Sugiro o uso de pisos ‘quentes’, podendo ser a madeira ou os pisos vinílicos, pois são de fácil limpeza e não ficam frios em dias de chuva, como ocorre nos pisos cerâmicos e porcelanatos”, explica.
Entender as etapas de cada fase da criança também é importante.No caso da primeira fase, quando bebê, normalmente o quarto tem que ser articulado para não "congestionar" o ambiente. "A poltrona de amamentação, o trocador de fraldas, o berço e a cama auxiliar deixam muitas vezes o espaço de circulação reduzido e isso precisa ser organizado de forma a não reduzir a movimentação no ambiente", pontua. Esses móveis, entretanto, já são descartáveis para a criança de 2 a 6 anos que precisa de espaço no chão. “Esse espaço é importante para que ela possa se desenvolver, brincar com o tato, ter brinquedos maiores. Ou seja, há uma necessidade de um espaço mais amplo”, diz. Já aos sete anos, a criança já precisa por exemplo de uma bancada de estudos. É a fase que ela já pode ser ouvida sobre o que deseja no quarto. "Os pais normalmente querem unir todas essas etapas é um só projeto e isso é um trabalho árduo, difícil. O ideal é respeitar cada momento. A criança se sente mais crescida, quando vê a evolução no seu quarto", explica.
Cores para bebês - No quarto de bebês, o ideal são cores em tons pastéis, que estimulem o interesse é a curiosidade. Utilizar tons mais fortes, objetos e mobiles, aguçam os sentidos e estimulam os pequenos. E na ausência de um profissional? Segue um lista de dicas que podem ajudar. 1. Ler revistas de decoração 2. Ficar atento a metragem do espaço. Isso impede de comprar móveis maiores do que o ambiente suporta 3. Listar o que as lojas apresentam é muito importante e estar atento para a forma com a qual o móvel chegará no quarto, pois é necessário pensar no percurso que este fará na hora da entrega (largura de escada e elevador do apartamento, viabilizar o giro da peça para entrar no quarto, etc.) 4. E, o mais importante, curtir o momento das escolhas pois nada mais gostoso do que montar o quarto de uma criança, onde a imaginação não tem limite!

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Especiais