Depois da ceia de Natal, é normal que o anfitrião termine a noite com algumas sobras de comida, principalmente de peru. Se desfazer de tanta comida é um grande desperdício, mas muitas vezes não se sabe o que fazer com a carne.
A primeira opção é consumir o peru no café da manhã do dia seguinte. A carne pode ser usada no preparo de um sanduíche, como recheio em panquecas ou omeletes, ou em um picadinho, feito na frigideira com farofa e inhame. Além disso, o peru pode ser usado em pratos amis elaborados, que podem ser servidos inclusive na ceia do Réveillon. Escondidinhos, escaldados, saladas, tortas, sopas e risotos são algumas das opções de pratos que podem ser feitos com as sobras do Natal.
E se depois disso ainda sobrar peru, lembre-se que a carne pode ser congelada e usada até seis meses depois.
Confira algumas receitas:
Ingredientes:
4 mandioquinhas
3 batatas
1/2 xícara de leite
1 colher de manteiga
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
½ kg de sobras de peru assado
1 colher (sopa) de parmesão
1 dente de alho espremido
1 cebola picada
1 erva doce fresca fatiada
1 colher (chá) de semente de erva doce
Modo de preparo:
Cozinhe a mandioquinha e a batata, esprema e faça um purê com a manteiga e o leite. Tempere com sal e pimenta e reserve. Refogue a erva doce, cebola e alho no azeite. Coloque a semente de erva doce e as sobras do peru desfiado. Num refratário, alterne uma camada de purê com o refoagdo de peru, cubra com o purê restante, polvilhe parmesão e leve ao forno para gratinar.
Ingredientes para a massa:
2 xícaras (chá) de cereal matinal sem açúcar triturado
6 colheres (sopa) de margarina light
1/2 colher (chá) de sal
Ingredientes para o recheio:
1 colher (sopa) de margarina light
1 cebola ralada
100g de cogumelos fatiados
1 xícara (chá) de peru fatiado e picado
1 colher (sopa) de farinha de trigo
1/2 xícara (chá) de leite desnatado
1 copo de requeijão cremoso light
1/2 colher (chá) de sal
1 colher (sopa) de salsa picada
Modo de preparo da massa:
Em uma tigela, misture o cereal triturado com a margarina e o sal. Amasse bem. Forre uma forma pequena de aro removível (22cm de diâmetro) e reserve.
Modo de preparo do recheio:
Em uma panela, aqueça a margarina e doure a cebola. Acrescente o cogumelo e o peru e refogue. À parte, dissolva a farinha de trigo no leite, acrescente ao refogado e mexa sempre, até formar um creme espesso. Retire do fogo, acrescente o requeijão, o sal e a salsa. Espere esfriar e despeje sobre a massa da torta. Polvilhe o queijo ralado e leve para assar em forno médio (180ºC), preaquecido, por cerca de 50 minutos. Sirva.
Ingredientes:
250 g de lentilha
2 colheres (sopa) de azeite extravirgem, mais um pouco para servir
1 cebola picada
2 pimentões vermelhos fatiados
2 dentes de alho amassados
1 colher (chá) de sementes de cominho
250 g de cogumelos frescos fatiados
raspas e suco de 1 limão
um punhado de salsinha
250 g de peru assado em tiras
sal e pimenta
Modo de preparo:
Cozinhe a lentilha numa panela grande com água fervente com sal por 35-40 minutos, até ficar al dente. Retire a água e transfira para uma saladeira. Aqueça o azeite numa frigideira e adicione a cebola e o pimentão. Cozinhe em fogo médio por 15 minutos, até começarem a amolecer. Acrescente o alho e as sementes de cominho e cozinhe por 1 minuto. Junte os cogumelos, tempere com sal e pimenta e deixe por mais 2-3 minutos, até ficarem macios. Misture os legumes com a lentilha ainda morna, as raspas e o suco de limão e adicione o azeite, cobrindo bem. Tempere a gosto. Espere a salada ficar em temperatura ambiente para juntar o peru. Deixe marinar por 30 minutos antes de comer.
Veja também:
Leia também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!