icone de busca
iBahia Portal de notícias
ESPECIAIS

Tanhaçu sobrevive da agricultura, pecuária e do comércio

Na pecuária tem destaque as criações de suínos, equinos, asininos, muares e ovinos. No setor de bens minerais, é produtor de cal, calcário e mármore. Seu parque hoteleiro registra 60 leitos.

foto autor

05/12/2013 às 17:49 • Atualizada em 02/09/2022 às 1:09 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
A comunidade surgiu nos meados do século XVIII em virtude da expedição comandada pelo bandeirante André da Rocha Pinto, que se estabeleceu na região, pela alta fertilidade dos solos, desenvolvendo a agropecuária. Tanhaçu originou-se da língua Tupi-Guarani, cujo significado é Porco Grande, pois sua regiao era primitivamente habitada por índios e existia grade quantidade de porcos. A partir de 1780 intensificou-se o povoamento da regiao resultando na formaçao de vários lugarejos, entre eles o povoado dos Laços estabelecendo como distrito em 1935. A sede distrital foi transferida, já com nome de Tanhaçu, para o Arraial dos Porcos em 1953, em virtude de localizar-se junto aos trilhos da Rede Ferroviária Leste Brasileira. O distrito foi criado em 1935, pela Lei Estadual n° 9.321, e o município em 22 de setembro de 1961 pela Lei Estadual n° 1.676, com território desmembrado de Ituaçu. Na ocasiao era composta dos distritos de Tanhaçu e Sussuarana, como permanece até hoje. Possui quatro pequenos povoados, Sussuarana, Ourives, Várzea da Pedra e Laços. Tanhaçu, típico do interior nordestino, sobrevive da agricultura, pecuária e do comércio. Ligada pelas rodovias BA-030 e BR-116 a capital do estado e as regioes nordeste e sudoeste do país. Tanhaçu sofreu um certo progresso pelo intercâmbio comercial ocorrido, principalmente com os municípios de Brumado, Vitória da Conquista e Jequié. A partir da pavimentaçao e do asfaltamento destas rodovias, mas nao suficiente para sua autonomia. Sua estrutura fundiária é formada por pequenas propriedades, não existindo a herança de grandes latifúndios no município. Os moradores mantém um comportamento social muito satisfatório, sob a orientaçao das Igrejas e da Pastoral da Criança.
Principais pontos turísticos/ eventos culturais: a festa junina, Carnaval fora de época, a festa da cerveja "beer fest" e os festejos tradicionais, festejos de São Pedro.
População estimada 2013: 21.246
Área da unidade territorial (km²): 1.234,443
Produto Interno Bruto (PIB): 92,825
Principais Atividades Econômicas: Na pecuária tem destaque as criações de suínos, equinos, asininos, muares e ovinos. No setor de bens minerais, é produtor de cal, calcário e mármore. Seu parque hoteleiro registra 60 leitos.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Especiais