icone de busca
iBahia Portal de notícias
ESPECIAIS

'Todos os brasileiros já a consideravam santa', diz sobrinha

Cerimônia está marcada para este domingo (13) no Vaticano

foto autor

Redação iBahia

11/10/2019 às 10:44 • Atualizada em 29/08/2022 às 6:38 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

A superintendente das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), Maria Rita Lopes Pontes, e o postulador Paolo Vilotta apresentaram à imprensa nesta sexta-feira a canonização de Irmã Dulce (1914-1992), que ocorrerá neste domingo, em cerimônia com o Papa Francisco. Os detalhes do evento serão divulgados neste sábado pelo Vaticano. O rito, cujo início está previsto para as 9h30m, será iniciado com uma música em homenagem aos cinco novos canonizados.

Foto: Divulgação/OSID

Depois, já dentro da Basílica de São Pedro, cada postulador — uma espécie de advogado, que acompanha cada caso — deve solicitar ao Papa Francisco e ao Angelo Becciu, prefeito da Congregação para a Causa dos Santos, a inclusão do nome dos beatos no álbum dos santos da Igreja. Maria Rita, sobrinha de irmã Dulce, não deve se encontrar com o Pontífice.

Perguntada sobre a ausência do presidente Jair Bolsonaro , Maria Rita disse apenas que ele deve ter tido problemas de agenda, mas que será representado pelo vice-presidente, Hamilton Mourão , que já chegou a Roma.

A Praça de São Pedro está parcialmente interditada, com um cerco que separa a zona de livre trânsito a outra com centenas de cadeiras reservadas para os espectadores da cerimônia de canonização. Comitivas de fiéis e até de políticos disputam convites.

Mais de 20 deputados e senadores são esperados no evento, além dos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado — Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre , respectivamente, ambos do DEM — além do prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), e do ex-presidente José Sarney (MDB), que mantinha contato frequente com a freira.

Maria Rita surpreendeu-se com a rápida canonização de sua tia. O processo foi conduzido em apenas 27 anos, uma velocidade inferior apenas a de João Paulo II e Madre Teresa de Calcutá.

— O Brasil está muito grato à Igreja, porque todos os brasileiros já a consideravam santa. E é uma santa do nosso tempo, porque muita gente a conheceu — destaca. — Não imaginávamos que chegaríamos a esta etapa tão rápido, e isso passa a imagem de que ela está viva, e mostra que a obra de sua vida precisa de muita ajuda para continuar do modo como ela sempre desejou, atendendo cada vez mais e melhor a demanda crescente de pessoas. Ganhamos uma responsabilidade ainda maior, já que seus feitos ações estão sendo vistos pelo mundo inteiro, e por isso precisaremos de muita ajuda dos governos municipal, estadual e federal, além da sociedade.

Maria Rita levará à Praça de São Pedro a cantora Margareth Menezes e o músico José Mauricio Moreira, que era cego e teve a visão recuperada após intercessão da Irmã Dulce, de acordo com investigação do Vaticano encerrada há cinco anos. Foi o segundo milagre atribuído à irmã Dulce, possibilitando sua canonização.

— Minha tia, se visse o que está acontecendo aqui, morreria de vergonha. Ficaria com o hábito na frente do rosto, pensando "Meu Deus, onde fui me meter?" — diverte-se sua sobrinha.

*O repórter viajou a convite da Burness

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Especiais