icone de busca
iBahia Portal de notícias
ESPECIAIS

Vazamentos de água podem aumentar no verão

Com maior consumo de água, é necessário aumentar também a pressão nas redes de distribuição, o que pode provocar os vazamentos

foto autor

Redação iBahia

23/01/2019 às 15:50 • Atualizada em 28/08/2022 às 22:53 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
Oferecimento

No verão, um banho mais demorado, o uso da mangueira, um chuveirão na beira da praia ou da piscina tornam-se mais convidativos. O calor, então, aumenta o consumo de água. Com esse aumento, há também maiores possibilidades de ocorrerem vazamentos.

Nesse período do ano, com maior consumo de água, é necessário aumentar também a pressão nas redes de distribuição, o que pode provocar os vazamentos.

Essa perda de água, obviamente, gera um desperdício e um aumento do consumo indesejado. Por isso, é preciso ficar atento a possíveis vazamentos e saber identificá-los – para também preveni-los.

O jeito mais objetivo de identificar possíveis vazamentos é através do hidrômetro, que é basicamente o relógio de água que mede seu consumo. Para isso, deixe os registros na parede abertos, feche bem todas as tornas, não utilize o sanitário e desligue os aparelhos que usam água. Em seguida, anote o número que aparece ou marque a posição do ponteiro maior do seu hidrômetro. Após uma hora, verifique se houve modificação no número ou se o ponteiro se movimentou – qualquer alteração é indício de vazamento.

Para canos alimentados pela caixa d’água, o procedimento é o seguinte: feche todas as torneiras da casa, desligue os aparelhos que utilizam água e não use os sanitários. Feche bem a torneira de boia da caixa, o que impede a entrada de água. Depois, marque, na própria caixa, o nível da água e, após uma hora, olhe se ele baixou. Se sim, há um vazamento.

Em canos alimentados diretamente pela rede, primeiro feche o registro na parede e abra uma torneira alimentada também diretamente pela rede e espere a água sair. Na mesma hora, coloque um copo cheio de água na boca da torneira. Se houver sucção da água do copo, é sinal de vazamento.

Quando a tubulação é embutida na parede e você sabe por onde passa o encanamento, é possível fazer o teste através da batida. Bata em toda extensão do encanamento e veja se o som é uniforme ou se há alguma diferença. Manchas, mofos e umidade, além de mudança de coloração, também podem ser sinais de vazamento.

Em usos do dia a dia
“Comportamentos” diferentes de piscinas, torneiras e vasos sanitários também podem indicar vazamentos.

Para saber se há algum problema na piscina, primeiro coloque a água no nível normal. Encha um balde com a água da piscina de até 5 cm da borda. Depois, marque o nível de água do balde e também da piscina. Prenda o balde no interior da piscina de forma que a água do balde mantenha a mesma temperatura da água da piscina e sem deixar que elas se misturem. Após 24 horas, verifique o nível de água do balde com o nível de água da piscina e compare com as marcações iniciais. Caso a piscina tenha uma variação maior em altura dos níveis de água, provavelmente ela apresenta vazamento.

Lembre-se que se chover, o procedimento terá que ser refeito, já que a piscina seria “abastecida” com mais água.

Em relação às torneiras, o processo é o mais intuitivo. Se, quando fechada, ela estiver pingando, quer dizer que há vazamentos. No vaso sanitário, você pode testar usando borra de café. Ao jogar a borra, o normal é que fique depositada no fundo do vaso. Caso contrário, é sinal de vazamento na válvula ou na caixa de descarga.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Especiais