Cheiro de incenso no ar, percussão ecoando em perfeita sintonia e muita correria. Os sinais direcionavam à apenas um caminho: Carlinhos Brown estava na Avenida. Nesta sexta-feira (28), o Cacique comandou não só o Zárabe, projeto que toca desde 1995 em homenagem à cultura muçulmana presente na formação étnica e cultural da África árabe, mas também se fez presente no dia que marcou a volta da Caetanave ao Carnaval de Salvador. O trio, criado por Orlando Tapajós em 1972, numa homenagem a Caetano Veloso, que havia retornado do exílio em Londres após ser vítima do regime militar da época, não desfila nas ruas da Avenida desde o final dos anos 90, mas voltou em grande estilo, sob o comando da guitarra elétrica e ao lado de um público bastante animado.
Arrastão Brown, por sua vez, arrastou, literalmente, a multidão ao som de castanholas, pandeirões, clarins, guizos, gongos tibetanos, tambores de PVC, dentre outros instrumentos que se diferenciam dos normalmente vistos pelas ruas de Salvador. O cortejo reúne aproximadamente 250 percussionistas, além de outros participantes que jogam água de cheiro e pétalas de flor para purificar e abrir o caminho dos seguidores. Sem muita segurança ao seu redor, o Cacique ainda foi bastante solícito aos fãs e tirou diversas fotos, enquanto nas pausas olhava para o horizonte. A passagem do cantor, compositor e percussionista marca o momento mais importante do Carnaval desta sexta-feira (28) no circuito Osmar (Campo Grande).
Garrafão Outro ponto alto da noite foi o retorno do Trio Garrafão. Inspirado no Trio Saborosa, que era patrocinado por uma famosa marca de cachaça nos anos 70, o Garrafão é outro trio elétrico histórico do carnaval da cidade. A partir dele que a publicidade começou a ser pensada para trios durante a folia momesca. Confira abaixo uma galeria com os melhores momentos do Zárabe e os retornos da Caetanave e do Garrafão.