Uma multidão lotou o Largo da Lapinha, no bairro da Liberdade, em Salvador, neste domingo (2), para acompanhar as comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia. A celebração começou com o hasteamento das bandeiras e depois as homenagens ao general Pedro Labatut.
Entre as autoridades que participaram das cerimônias estavam o governador do Estado, Jerônimo Rodrigues, e o prefeito de Salvador, Bruno Reis.
Leia também:
O hasteamento foi precedido pela passagem da Esquadrilha de Fumaça, da Aeronáutica da Bahia. O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, o deputado Adolfo Menezes (PSD), acompanhou a cerimônia ao lado de Jerônimo e Bruno Reis. Juntos, o três hastearam as bandeiras, abrindo as celebrações da data.
O processo foi acompanhado também por representantes das forças armadas do estado, bem como representantes de outros segmentos sociais como religiosos, povos indígenas e membros de comunidades negras da capital. A valorização e o resgate da história do 2 de Julho, protagonizada pelo povo negro e indígena, foi o ponto chave da data histórica comemorada este domingo. Em entrevista coletiva, Bruno Reis comentou sobre a importância de conhecer esse processo histórico.
"[Essa] data é a mais importante do nosso Estado, da nossa história. [Essa foi a] data responsável pela independência do Brasil e da Bahia, para que hoje nós pudéssemos viver em uma democracia e conseguir conquistar tantos avanços. Foi justamente pela capacidade que os nossos heróis, que o povo baiano teve de tornar o Brasil e a Bahia independentes", pontuou ele.
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, também participou do desfile e se encontrou com Jerônimo no Largo da Soledade, no bairro da Liberdade.
A primeira-dama, Janja, e a primeira-dama do estado da Bahia, Tatiana Velloso, acompanharam o presidente durante o trajeto. A ministra da Cultura, a baiana Margareth Menezes, e a ministra de Igualdade Racial, Anielle Franco, também participaram do desfile.
Choveu muito na região das comemorações por volta das 11h. Marquises e coberturas de casas e estabelecimentos, como posto de combustíveis, foram usados por quem não queria se molhar. Apesar disso, a multidão seguiu em caminhada.
Passeio em família
Além de um momento de celebração histórica, o 2 de Julho foi um dia de passear e passar o conhecimento sobre o povo baiano para as próximas gerações. Muitas famílias aproveitaram o momento para levar os filhos para assistir às fanfarras e ao desfile pela primeira vez.
Esse foi o caso da família de Delmar Silva e Adriana de Jesus, que levaram os filhos Victor e Melyssa, para acompanhar as atividades do dia.
"É a história da nossa terra. A guerra civil que teve há muitos anos atrás e eu estava falando com eles [os filhos] aqui sobre Maria Quitéria que teve que se juntar, [se vestir de] homem para poder [lutar]. Então, é muito importante. Eu acho maravilhoso. Quando tenho uma oportunidade, eu venho! Até troquei o dia de folga para poder participar, eu amo isso aqui", pontuou Delmar, que também participa das comemorações da independência desde criança.
A história é parecida para o casal Ibelise Martins e Bruno Seixas que trouxeram a filha Beatriz, de apenas 3 anos, para assistir ao desfile. "É a primeira vez [que trazemos ela]. [Esse] é o momento de fortalecer a cultura do nosso estado e fazer ela conhecer para que ela já cresça sabendo que essa é a nossa cultura", falou Ibelise sobre a importância de levar a filha para o evento.
Programação
O bicentenário segue com uma extensa programação até a noite. No início da tarde, será realizada uma cerimônia onde o fogo da Independência, que partiu da cidade de Cachoeira, no recôncavo da Bahia, será depositado na Praça do Campo Grande. O evento também deve reunir autoridades.
Às 17h o Cortejo Afro se apresentará no largo da Lapinha. Já às 18h o grupo BaianaSystem se apresenta ao lado de Lazzo Matumbi, Rachel Reis, Vandal, Caboclos de Itaparica, Afrosinfônica, Liz Reis, Cláudia Manzo e Elivan Conceição, na Praça Cairu, no Comércio.
Também às 18h, no palco montado no Farol da Barra, acontece a apresentação da Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha.
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!