No terceiro episódio da websérie do iBahia, "O Bicentenário é Aqui", o destaque é para São Félix. Assim como Santo Amaro e Cachoeira, a cidade contribuiu para a conquista da Independência do Brasil na Bahia.
De acordo com o historiador Fábio Batista, São Félix também esteve inserida na batalha de 25 de junho de 1822, em especial com os confrontos contra as canhoneiras, uma espécie de embarcação armada dos portugueses.
Leia também:
"Uma canhoneira, segundo a documentação, já se encontrava estacionada no Rio Paraguaçu desde o dia 10 de junho de 1822. Cachoeira, ao aclamar Dom Pedro imperador e defensor perpétuo do Brasil, deu início a um passo importante da Independência. E a reação veio de forma violenta por parte da canhoneira, que abriu fogo contra a população", contextualiza.
Juntos, são felistas e cachoeiranos, o povo do Vale do Paraguaçu, enfrentou a canhoneira durante quatro dias, com a ajuda de uma artilharia improvisada em São Félix.
"Não tinha nem sequer armas específicas para fazer o enfrentamento da canhoneira. Improvisou, no sobrado, uma peça de artilharia, onde de São Félix partiram ataques", conta.
O historiador também enfatiza a forma como o 2 de Julho é celebrado na cidade. Assim como em outros municípios, o desfile é um dos destaques, mas a data também simboliza a união entre Cachoeira e São Félix. Saiba como e outros detalhes da contribuição da cidade para a Independência, no Youtube do iBahia ou abaixo:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!