Antes mesmo do Google ter anunciado o fim do Orkut para dezembro de 2014, outros produtos da empresa também fora excluídos. E muito deles, já esquecidos pelos internautas. Veja a lista dos outros dez descontinuados:Google Reader No ano de 2013, o Google anunciou o fim do seu agregador de feeds de notíciais que funcionava via Internet, sem a necessidade de instalação no computador. O motivo teria sido a "falta de interesse geral" no serviço mesmo sendo este leitor de RSS e ferramenta de sincronização mais popular da web durante quase dez anos, de 2004 a 2013, enquanto existiu.
iGoogleA plataforma era um serviço que oferecia opções de customização organizada por abas para a página inicial dos usuários exibindo widgets e feeds RSS desde 2005. Porém, as atividades do servidor foram encerradas em 2013 uma vez que o Google possui novos aplicativos executados no Google Chrome e no Android.
Google WaveO serviço que prometia substituir o e-mail no futuro esteve na ativa por apenas três anos (entre 2009 e 2012). O serviço iria combinar elementos de e-mail, mensagem instantâneas, enciclopédias colaborativas e compartilhamento de fotos, mas não entusiasmou os internautas. No comunicado, o Google divulgou que a aprovação dos usuários não superou as expectativas e esses não iriam se adaptar a mudança radical de comunicação proposta pelo Wave.
Google ListenO aplicativo tinha a função de escutar podcasts e foi descontinuado em 2012. Três anos depois de atividade no Google Play. Segundo a empresa, o motivo se deu diante da quantidade de aplicativos similares na loja.
JaikuFoi fundada em 2006, o microblog Jaiku foi cancelado seis anos depois, em 2012. A plataforma, que era concorrente do Twitter, foi descontinuada devido ao Google querer focar em outros projetos com maior prioridade, como o Google+, Chrome e Android.Google LabsO site que trazia novidades de novas tecnologias, curiosidades e serviços, foi descontinuada após quase dez anos (de 2002 a 2011). Segundo o Google, ele foi cancelado para simplificar o portfólio de produtos e focar nos esforços de desenvolvimento da empresa.Google BuzzA plataforma reunia compartilhamento de links, atualização de status e chat na interface do Gmail durou pouco mais de um ano: foi lançado em 2010 e encerrado em outubro de 2011. Segundo o Google, o descontinuamento ocorreu devido a uma ação judicial que foi movida contra a empresa, que foi acusada de violar a privacidade dos usuários uma vez que criava novas contas para usuários Gmail sem autorização.
Google MiniAs plataforma que indexava as informações da Inernet desde 2005 e foi encerrada em 2012. Segundo o Google, o fechamento do serviços faz parte da estartégia da empresa adotada com a volta de Larry Pagé à liderança da Companhia Google PicnikO serviço de edição de imagens ficou no ar apenas por dois anos. Segundo o Google, o grupo que trabalhava no Picnik iria conduzir outros projetos, que poderiam trazer melhores ferramentas aos usuários. Google AnswersO fim do seu serviço foi anunciado pelo Google em 2006. A ferramenta permitia ao usuário postar dúvidas relacionadas aos mais variados assuntos e recebia feedbacks de especialistas no assunto e outros usuários. Na época, o Google explicou que a decisão era parte de uma estratégia da empresa para investir em diversas soluções para fomentar a inovação.
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade