icone de busca
iBahia Portal de notícias
ESPORTES

Atleta brasileiro cai três vezes, mas completa corrida em Mundial

Campeão e recordista mundial, o paratleta Odair Santos sofreu com o forte calor no Catar e caiu três vezes na pista

foto autor

27/10/2015 às 10:15 • Atualizada em 31/08/2022 às 11:56 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
Uma chegada emocionante e de superação. O paratleta brasileiro Odair Santos teve um dia para não tirar da memória nesta segunda-feira (26), durante o Mundial Paraolímpico de Atletismo, em Doha, no Catar. Enquanto os termômetros marcavam 35º graus, Odair disputava a final dos 5.000m do Mundial, mesma prova em que foi medalha de ouro em Lyon 2013, quando sofreu uma hipertermia na pista.
Cego total, Odair disputa o Mundial de Paraolímpico ao lado do guia Carlos Antônio. Daniel Zappe/MPIX/CPB
O atleta liderava a prova com folga ao lado do guia Carlos Antônio dos Santos, quando começou a sofrer com o forte calor em Doha. Odair começou a se sentir muito mal e sofreu três quedas na pista, precisando ser carregado por Carlos Antônio até a linha de chegada aos aplausos das arquibancadas do Qatar Sports Club. Emocionado, o guia Carlos Antônio falou do sofrimento enfrentado pelo atleta para cumprir a prova: “A minha tristeza é a mesma do atleta. Estávamos treinando muito para chegar aqui e acontece um imprevisto. Eu acredito que ele não deve ter se alimentado direito agora à tarde, teve uma fraqueza durante a prova e, infelizmente, não conseguiu completá-la como a gente queria. A minha tristeza (chorando) é a mesma que a dele. A gente se preparou muito para (fez uma pausa)... Desculpa... Para chegar até aqui. A gente trabalhou, trabalhou, trabalhou, e estamos saindo sem a medalha. Mas a felicidade foi ter completado a prova. A raça do brasileiro é essa daí”.
Guia Carlos Antônio ajuda Odair a se levantar após nova queda. Foto:Marcio Rodrigues/MPIX/CPB
Há nove anos sem ter perdido no Mundial, Odair é o atual campeão e recordista mundial nos 800m T11 (cego total), além de medalhista de ouro nos 1.500m e 5.000m em Lyon 2013. Ao todo, ele já conquistou nove medalhas em Mundiais, sendo sete de ouro, uma de prata e outra de bronze. A dupla está inscrita para participar das eliminatórias dos 1.500m, na próxima quarta-feira (28).

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Esportes