O último jogo do Bahia contra o Flamengo, na noite do domingo (20), foi marcado por polêmicas. O rubro-negro Gerson acusa o meia-atacante do Bahia Índio Ramírez de racismo e fez duras críticas ao comportamento do técnico Mano Menezes durante o episódio. Após a derrota do time baiano por 4 a 3, os dois foram afastados e o caso será apurado.
A transmissão do Premiere registrou o momento em que Gerson reclama com Mano sobre a atitude de Ramírez, que segundo ele, disse: "Cala a boca, negro". O treinador então apontou que a reclamação do flamenguista seria uma "malandragem". "Me chamou de negro", disse Gerson. "Agora virou malandragem", respondeu o técnico. "Malandragem? Não. Você me respeita", respondeu o atleta.
Assista ao vídeo abaixo:
Que figura lamentável é o senhor Mano Menezes, além de péssimo treinador de futebol. Que suma o quanto antes do cenário esportivo e volte para ostracismo de onde nunca devia ter saído pic.twitter.com/aIh5D8Ogvk
— Rodrigo Rötzsch (@rodrigorotzsch) December 21, 2020
Gerson se pronunciou sobre o episódio após a partida. “Nunca sofri esse preconceito e nunca fui vítima nenhuma vez, mesmo sendo eliminado de Libertadores, Copa do Brasil. Quando tomamos o segundo gol, o Bruno Henrique ia chutar uma bola, o Ramírez reclamou e fui falar com ele, que disse: 'Cala a boca, negro'. Isso aí eu não aceito. E o Mano precisa aprender a respeitar. Venho aqui em nome de todos os negros que existem no Brasil ”, apontou.
O Bahia comunicou o afastamento de Ramírez e desligamento de Mano aos torcedores por meio das redes sociais. Em defesa, o agora ex-técnico do time declarou que "condena qualquer ato de racismo e reitera que a violência contra quem comete não é caminho para solucionar a questão".
Leia também:
O Esporte Clube Bahia comunica que Mano Menezes não é mais o técnico do Esquadrão.
— Esporte Clube Bahia (@ECBahia) December 21, 2020
Nesta mesma ocasião aproveitamos para anunciar que, em relação à grave acusação de racismo envolvendo o colombiano Indio Ramírez, o clube se posicionará em breve após finalizar a apuração do caso.
Sobre o jogo de hoje: Mano condena qualquer ato racismo e reitera que a violência contra quem comete não é caminho para solucionar a questão. E apoia qualquer avaliação e julgamento justo para que o futebol seja sempre referência positiva na nossa sociedade. Crescemos juntos.
— Mano Menezes (@manomenezes) December 21, 2020
Veja também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!