icone de busca
iBahia Portal de notícias
ESPORTES

Bianchi, Senna e Villeneuve: as dez últimas mortes na Fórmula-1

Com Bianchi, mais de 40 pilotos já morreram pilotando seus carros na Fórmula-1. iBahia relembra as últimas dez mortes

foto autor

23/07/2015 às 17:17 • Atualizada em 31/08/2022 às 4:28 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
Jules Bianchi estreou na Fórmula 1 em 2013 pelo Marussia
No dia 5 de outubro de 2014, na volta 44 do Circuito de Suzuka de Fórmula 1, o piloto francês Jules Bianchi fazia uma curva quando perdeu o controle do seu Marussia e bateu em um trator que retirava o carro do piloto alemão Sutil da pista. Bianchi foi levado a um Hospital onde foi constatado que ele tinha sofrido uma lesão no cérebro. O francês ficou internado em estado vegetativo. Na madrugada do dia 17 de julho de 2015, Bianchi morreu no Hospital Universitário de Nice, sua cidade natal. A morte do piloto francês foi a primeira causada por um acidente de Fórmula 1 desde a do brasileiro Ayrton Senna, em 1994. Mais de 40 pilotos já morreram em acidentes automobilísticos na Fórmula 1. Por ser um esporte de alto risco, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) tem investido em segurança nas pistas e cobrado carros mais seguros das equipes. Apesar das precauções, o perigo sempre estará nas pistas de Fórmula 1. Lembre as outras nove mortes por acidente automobilístico na Fórmula 1 nos últimos tempos:
Peter Revson correu pela Reg Parnell, Tyrrell, McLaren e Shadow
1 - Peter RevsonUma semana antes do GP da África do Sul, em 1974, Revson testava seu carro para a corrida quando um braço da suspensão quebrou e o atingiu, matando-o. 2 - Helmuth KoiniggAos 25 anos, o piloto austríaco estreou na Fórmula 1, no GP dos Estados Unidos, em 1974. Durante a corrida, perdeu o controle e se chocou na mureta de proteção, morrendo degolado. 3 - Mark DonohueO piloto norte-americano morreu em 1975 após um acidente nos treinos do Grande Prêmio da Áustria. Donohue bateu o carro em um poste que cedeu e acertou sua cabeça.
Na equipe Shadow, Tom Pryce
4 - Tom PryceO britânico morreu no GP da África do Sul, em 1977. Um fiscal cruzava a pista com extintor de incêndio até um carro que estava parado na lateral da reta, mas foi atingido pelo carro de Pryce que corria a 280 km/h. O extintor que ele segurava atingiu a cabeça do piloto, que perdeu o controle do carro e bateu forte no muro. Pryce e o fiscal morreram na hora. 5 - Ronnie PetersonDurante uma largada no GP da Itália, em 1978, vários carros entraram em um acidente generalizado na primeira reta da pista. Muitos carros colidiram e saíram da pista. Um deles explodiu o tanque, causando um grande incêndio. O piloto sueco morreu vítima de embolia causada pelas fraturas do acidente.
Gilles Villeneuve, pela Ferrari
6 - Gilles VilleneuvePiloto canadense morreu durante o treino de classificação no GP da Bélgica, em 1982, após tocar as rodas do seu carro com a de outro piloto e ser catapultado a mais de 300 km/h.7 - Ricardo Paletti Na sua segunda corrida de Fórmula 1, em 1982, o piloto italiano não conseguiu desviar de um carro que ficou parado durante a largada e colidiu com o veículo. Palleti não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. 8 - Roland Ratzenberger Austríaco, Ratzenberger disputava a prova de classificação para o GP de San Marino, em 1994, quando a asa dianteira do carro se desprendeu em plena reta. O carro seguiu reto na curva, chocando violentamente contra o muro.
Ayrton Senna, brasileiro tricampeão mundial
9 - Ayrton Senna Um dia depois da morte de Ratzenberger, o piloto brasileiro disputava o GP de San Marino quando, na sexta volta, o carro passou reto durante uma curva e colidiu a mais de 200 km/h com o muro. Senna não resistiu e teve morte cerebral. Veja um vídeo com os principais acidentes da Fórmula 1:

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Esportes