Zagueiros, laterais, volantes, meias e atacantes com experiência em Copa. A humilhação de 2014 poderá se transformar em legado para a Rússia, em 2018. Como sete habituais titulares da Seleção têm até 27 anos, a idade não será empecilho para confirmar a vaga nas eliminatórias e disputar mais um Mundial. Principais referências, o atacante Neymar tem 22 anos e o zagueiro David Luiz, 27. “Essa equipe da Alemanha tem oito anos de preparação. Nós temos um ano e meio”, comparou o técnico Felipão, ontem, em coletiva da comissão técnica na Granja Comary, apostando em futuro de sucesso para seus convocados. “Serão jogadores que continuarão trabalhando pelo Brasil e continuando a ser um dos melhores times do mundo. Provavelmente, muitos destes jogadores, 70% no mínimo, estarão na Seleção com a bagagem diferente”, defendeu.
Veja também:
Neymar vai se encontrar com a Seleção nesta quinta-feiraVidente que previu saída de Neymar e queda do Brasil crava Alemanha campeã Messi vibra com a classificação: "Que loucura"Robben lamenta derrota na semifinal: "Estou muito decepcionado"Relatório da Volkswagem diz que um Gol é fabricado a cada 46 segundos "Tudo tem um propósito", diz Bernard após vexame brasileiro Embora tivesse a 6ª maior média de idade entre as 32 seleções, com 28,4 anos, o Brasil tem um time de pouca bagagem na Copa. Só Júlio Cesar, Daniel, Maicon, David Luiz, Ramires e Fred já jogaram um Mundial. “Experiência você não compra, adquire durante a vida”, comentou o coordenador Carlos Alberto Parreira, ignorando ter sido opção da comissão técnica não levar, por exemplo, Kaká, 32 anos, ou Robinho, 30. De olho em 2018, CORREIO separa os atletas em três grupos por idade: jovens, até 23 anos; maduros, de 24 a 28; e fim de ciclo, a partir de 29.
JOVENS (ATÉ 23 ANOS)Oscar, Bernard e Neymar. A idade é um aliado na carreira. Na teoria, vão evoluir e estarão melhores na próxima Copa. Em volta do camisa 10 e do camisa 11 deverá ter início a montagem do novo grupo.
MADUROS (DE 24 A 28 ANOS)David Luiz, Marcelo, Luiz Gustavo, Paulinho, Willian, Ramires, Hulk, Jô e Henrique. Estão no auge. Nível técnico está estabelecido e preocupação é manter o rendimento nos próximos quatro anos. Vão ser peças importantes no novo ciclo. Porém, terão novos concorrentes
FIM DE CICLO (29 ANOS OU MAIS)Júlio Cesar, Daniel Alves, Maicon, Thiago Silva, Dante, Maxwell, Fernandinho, Hernanes, Fred, Victor e Jefferson. Pela experiência, podem disputar as eliminatórias, em fase de transição. Exceto o capitão Thiago Silva, nenhum deverá ter fôlego e qualidade para jogar outra Copa.
Matéria original: Correio24hCom destaques jovens, Brasil, na teoria, terá time maduro na Copa 2018