|
---|
Blatter, Platini e Valcke foram afastados de qualquer atividade ligada ao futebol por 90 dias. Foto: Reprodução / Fifa Respect |
Joseph Blatter parece cada vez mais enrolado na presidência da Fifa. Nesta quarta-feira, o mandatário foi suspenso provisoriamente por 90 dias pelo Comitê de Ética da entidade. Além do presidente da Fifa, Michel Platini, presidente da Uefa, e Jérôme Valcke, ex-secretário-geral da entidade mundial. Com isso, os mandatários foram afastados de qualquer atividade ligada ao esporte por um período de 90 dias, que pode ser estendido por mais 45. A informação foi divulgada pela Sky Sports e a BBC.
"O que nós sabemos é que falaram para o presidente Blatter que poderia existir uma suspensão por 90 dias. O Comitê de Ética não tomou qualquer veredito, estão esperando mais investigações. Não há culpa comprovada", disse Klaus Stoehlker , fonte próxima ao cartola. A punição imposta ao suíço acontece na seguinte que vários dos principais patrocinadores da Fifa pediram o afastamento dele para que a retomada de confiança na entidade ocorresse sem obstáculos. Desta forma, Blatter leva a pior sanção que o Comitê de Ética pode dar em uma investigação em curso. O presidente da organização que comanda o futebol mundial é acusado de ter sido favorecido na venda de direitos de televisão na Copa do Mundo de 2006 e de ter pago 2 milhões de dólares ao presidente da Uefa, Michel Platini, após a escolha do Qatar como sede do Mundial de 2022, sob a alegação de quitar serviços que teriam sido feitos até o início dos anos 2000.