|
---|
Gal Costa solta o experimental Recanto, sob a batuta do amigo e compositor das faixas, Caetano Veloso |
Encerrando a série ‘Top10 Retrospectiva 2011’, que, desde a última segunda-feira (19), vem relembrando os grandes momentos da Cultura na Bahia em 2011, nesse Top10 dos melhores discos baianos do ano, você vai encontrar um resumo do que de mais interessante foi lançado por artistas da terra. E tem um pouco de tudo: música instrumental regional, MPB, MPB-eletrônica, rock, pop, forró, black music, semba, pop-axé, entre outros.
Terra da diversidadeQue a Bahia é um rico celeiro musical recheado de músicos e artistas únicos, o mundo já sabe. Um diferencial que vem se consolidando por aqui – e em boa parte do Brasil -, é que a produção de artistas e bandas independentes vem encostando em qualidade e, muitas vezes, superando em quantidade de lançamentos, em relação a estrelas do ‘mainstream’, que integram o cast das grandes gravadoras.
Veja também: Retrospectiva 2011: TOP 10 dos festivais de música em destaque na BahiaRetrospectiva 2011: TOP 10 dos filmes campeões de bilheteria no Brasil Retrospectiva 2011: TOP 10 das artes cênicas na BahiaRetrospectiva 2011: TOP 10 das personalidades culturais baianas O acesso às novas tecnologias digitais e à internet, no séc XXI, barateou o custo das gravações e prensagem dos álbuns, que até os anos 90 era muito custoso para uma banda/artista que não tivesse contrato com uma gravadora, inviabilizando o registro de muitos trabalhos em CD. Esse novo cenário democratizou a produção musical soltando para o mundo, via internet, toda a diversidade musical pulsante no Estado. Agora, essa safra de bons discos precisa de escoamento e distribuição, mas aí já é outra história.
Top 10 Nessa seleção, estão os novos trabalhos de
Gal Costa (
Recanto),
Jussara Silveira (
Ame ou se Mande),
Magary (
Escutando Magary),
Vendo 147 (
Godofredo),
Maglore (
Veroz),
Manuela Rodrigues (
Uma Qualquer Por Aí),
Theatro de Séraphin (
Fim de Maio),
Jau (
Aplausos para o Sol),
Viola de Arame (
Viola de Arame) e
Targino Gondim (
Infinitamente). Dica: Boa parte desses discos estão disponíveis para download e/ou audição nas páginas oficiais dos artistas.
Sentiu falta de algum disco nessa lista? Mande sua sugestão pelos comentários abaixo, ou envie um email para
[email protected]. Confira o Top10: